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A importância da vitamina B12 para idosos

A busca por uma melhor qualidade de vida na terceira idade passa, inevitavelmente, pela nutrição. Nesse contexto, a vitamina B12 está entre os nutrientes mais importantes para a saúde dos idosos, já que a sua carência pode levar a problemas graves, como anemia e danos ao sistema nervoso. 

Neste artigo você vai saber qual a melhor vitamina B12 para idosos, os desafios na absorção deste nutriente com o avançar da idade e como escolher o suplemento ideal, garantindo assim mais saúde e bem estar nessa fase da vida.

O que é a vitamina B12 e por que é crucial para idosos?

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel essencial para o funcionamento adequado do corpo humano, em qualquer idade. Ela tem um papel vital na produção de células vermelhas do sangue, na manutenção da saúde do sistema nervoso e na síntese de DNA.

Para os idosos, a vitamina B12 é especialmente crucial devido ao seu impacto significativo na energia, na saúde cognitiva e na prevenção de deficiências nutricionais que podem comprometer seriamente a qualidade de vida nesta faixa etária. Um nível adequado de vitamina B12 para idosos ajuda a evitar a fadiga, sensação de desânimo e fraqueza, decorrentes da anemia megaloblástica. Essa vitamina também é essencial para a função cerebral, preservando a memória e a concentração. 

Portanto, a importância da vitamina B12 na avaliação clínica do paciente idoso não pode ser subestimada, sendo um componente vital para assegurar saúde e uma maior vitalidade para a população mais velha.

Recomendações de vitamina B12 para idosos

Saber qual a recomendação de vitamina B12 para idosos é algo muito importante no manejo da saúde nutricional dessa população, dada a sua importância na prevenção de anemias e declínios cognitivos. 

Um ponto essencial sobre a vitamina b12 para idosos é que à medida que as pessoas envelhecem, a capacidade do corpo de absorver essa vitamina dos alimentos pode diminuir, tornando a suplementação uma consideração importante para a maioria.

A questão sobre qual a dosagem de vitamina B12 para idosos mais adequada, geralmente varia conforme as necessidades individuais e, por isso, o ideal é buscar um profissional de saúde para avaliar e orientar. No entanto, segundo o que as diretrizes nutricionais sugerem, pessoas acima de 50 anos devem buscar obter a maior parte de sua vitamina B12 de fontes fortificadas ou suplementos, na dosagem diária recomendada de 2.4 mcg.

Entretanto, vale ressaltar que a dosagem pode aumentar em casos de deficiência comprovada ou de absorção comprometida. Além dos suplementos, é importante incluir na dieta fontes alimentares ricas em vitamina B12, tais como:

  • carnes; 
  • peixes; 
  • ovos;
  • produtos lácteos. 
 

Alimentos ricos em B12 junto com a suplementação dessa vitamina, representam uma abordagem dupla que garante que as necessidades nutricionais específicas dos idosos sejam atendidas de forma adequada.

Mas afinal, qual a melhor vitamina B12 para idosos?

Ao considerar qual a melhor vitamina B12 para idosos, é importante levar em conta os diferentes tipos de suplementos disponíveis no mercado. Existem suplementos de B12 em pó, em cápsulas, em gotas, comprimidos e combinados com outros nutrientes.

Além disso, há suplementos que entregam a vitamina B12 na forma de cianocobalamina e outras na forma de metilcobalamina, que é a forma ativa da B12. Nesse contexto há bastante curiosidade em torno da metilcobalamina, para que serve e seus benefícios, já que os suplementos de B12 nesse formato costumam ter maior valor agregado, justamente por entregar a B12 na forma ativa.

Falando sobre o suplemento de vitamina B12 da Ocean Drop, por exemplo, ele pode ser uma opção bastante vantajosa para idosos pelas seguintes razões:

➜ A B12 da Ocean Drop é oferecida na forma de metilcobalamina

A metilcobalamina é a forma ativa da vitamina B12, pois é utilizada diretamente pelas vias metabólicas do corpo sem necessidade de conversão. Ou seja, o organismo pode utilizar imediatamente. Além disso, a metilcobalamina é potencialmente melhor absorvida e retida no corpo, e estudos revelam que é a forma preferida de B12 para tratar condições neurológicas e melhorar a saúde cognitiva.

➜ Formato em gotas

O fato de o suplemento ser em gotas é particularmente vantajoso para reposição de vitamina b12 em idosos, pois favorece a absorção sublingual. Essa maneira de suplementar é considerada ideal por profissionais da saúde, pois permite que a vitamina seja absorvida diretamente na corrente sanguínea Além disso, é especialmente benéfico para idosos que enfrentam dificuldades de deglutição, tornando a B12 da Ocean Drop não apenas eficaz em termos de absorção, mas também fácil de consumir. 

Deficiência de vitamina B12 em idosos: sinais e sintomas

A deficiência de vitamina B12 é bastante comum entre idosos, além de ser frequentemente subdiagnosticada em função dos sintomas serem confundidos com o processo natural de envelhecimento ou com outras condições médicas. 

Os principais sintomas da falta de vitamina B12 em idosos, são:

  • fadiga;
  • fraqueza; 
  • constipação; 
  • perda de apetite;
  • perda de peso; 
  • problemas de memória; 
  • confusão;
  • dificuldades de coordenação; 
  • dormência e formigamento nas mãos e pés;
  • depressão ou alterações de humor. 

Esses sinais claramente impactam a qualidade de vida do idoso, tornando o diagnóstico precoce e o monitoramento regular da vitamina B12 essenciais.

Por isso, a detecção e correção da carência de vitamina b12 em idosos são cruciais, especialmente considerando os riscos associados à sua falta nesta faixa etária.

Dito isso, é fundamental que os profissionais de saúde que acompanham o idoso estarem atentos a esses sintomas, além de realizarem o monitoramento frequente dos níveis dessa vitamina através de exames de sangue. Ao mesmo tempo, para os idosos e seus cuidadores é essencial buscar avaliações regulares para garantir níveis adequados de vitamina B12.

Em resumo, a escolha sobre qual a melhor vitamina B12 para idosos depende de uma série de fatores, incluindo a capacidade individual de absorção, a presença de condições de saúde específicas e as preferências pessoais. O importante é não deixar a deficiência dessa vitamina se desenvolver e causar prejuízos à saúde e bem estar do adulto idoso. 

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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