Conheça 10 sucos para aumentar a imunidade
Você sabia que sucos para aumentar a imunidade podem ser uma ótima opção para dar aquela ajudinha extra ao sistema imunológico no verão? Afinal, na época mais quente do ano é normal dar preferência por opções alimentares mais práticas e geladas, mas os cuidados com a saúde não podem ficar de lado!
De fato, levar uma vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada, a prática de exercícios físicos regulares e os cuidados com a mente, é importante em qualquer estação e momento. Porém, no verão e em meio a uma pandemia, o ideal é redobrar todos os cuidados com isso. Concorda comigo?
Benefícios dos sucos para aumentar a imunidade
Antes de descobrir as receitas que separamos de sucos para aumentar a imunidade, é importante que você saiba como eles irão trazer benefícios para a sua saúde, não é mesmo? Os efeitos positivos estão relacionados, principalmente, a ação anti-inflamatória e antioxidante que os sucos oferecem ao corpo!
Os ingredientes escolhidos para preparar os sucos são ricos em nutrientes e compostos bioativos que ajudam a tornar o nosso organismo uma estrutura mais forte e resistente, capaz de agir contra substâncias que causam males, como os radicais livres em excesso, além de proteger contra os processos inflamatórios.
Tudo isso contribui para a manutenção da nossa imunidade em alta, capaz de responder a agentes infecciosos de forma mais fácil e eficiente. Ainda, beber os sucos regularmente é uma forma para atingir as necessidades básicas nutricionais. Mas e quanto ao sabor? São muito gostosos, não deixe de conferir!
Os ingredientes escolhidos para preparar os sucos são ricos em nutrientes e compostos bioativos que ajudam a tornar o nosso organismo uma estrutura mais forte e resistente, capaz de agir contra substâncias que causam males, como os radicais livres em excesso, além de proteger contra os processos inflamatórios.
Tudo isso contribui para a manutenção da nossa imunidade em alta, capaz de responder a agentes infecciosos de forma mais fácil e eficiente. Ainda, beber os sucos regularmente é uma forma para atingir as necessidades básicas nutricionais. Mas e quanto ao sabor? São muito gostosos, não deixe de conferir!
Saiba mais sobre
SPIRULINA
Spirulina, também chamada de poderosa alga-azul, é ideal para quem busca mais nutrição no dia a dia. Esse superalimento é 100% natural e já recebeu o título de ‘O Melhor Alimento para o Futuro’ pela Organização Mundial da Saúde devido sua riqueza nutricional extremamente abundante, que fornece uma grande diversidade de benefícios.
10 sucos para aumentar a imunidade
1. Suco de abacaxi com laranja e glutamina
Conhecido como “Ele e Ela”, o suco de abacaxi com laranja e glutamina é uma explosão de vitamina C. Esse nutriente atua como um antioxidante no organismo, protegendo as células de substâncias que possam danificá-las.
O estudo “Vitamin C and Immune Function” destacou que a vitamina C contribui para a defesa imunológica, apoiando várias funções celulares do sistema imune inato e adaptativo. Além disso, outro estudo mostrou que a glutamina, também presente na receita, é muito utilizada pelas células do sistema imunológico, sendo também necessária para suportar a produção de linfócitos e citocinas.
Ingredientes:
- suco de 1 laranja;
- 3 rodelas de abacaxi;
- 250 ml de água gelada;
- 5 g de glutamina em pó.
Modo de preparo:
- prepare o suco de laranja com o auxílio de um espremedor e reserve-o;
- corte as rodelas de abacaxi;
- adicione tudo no liquidificador com água gelada e bata.
2. Suco de laranja com cenoura
Nesse suco, a laranja proporcionará vitamina C que, em falta no organismo, pode ocasionar deficiência imunológica, enquanto a cenoura irá oferecer betacaroteno – outro importante antioxidante para o corpo.
Como benefício extra, o betacaroteno no verão também servirá para a pele conquistar um bronzeado mais bonito e saudável. Isso se dá porque ele efetiva a permanência do bronze produzido pela melanina.
Ingredientes:
- 2 laranjas;
- 1 e 1/2 cenoura;
- 500 ml de água gelada.
Modo de preparo:
- descasque e corte as laranjas em cubos;
- realize o mesmo procedimento com as cenouras;
- acrescente tudo no liquidificador com a água e bata. Beba sem coar.
3. Suco de beterraba, maçã e gengibre
A beterraba é rica em óxido nítrico e vitaminas A, do complexo B e C. A maçã, por sua vez, apresenta boas quantidades de fibras prebióticas, além de outros nutrientes, como vitaminas B1, B2 e B3, fósforo e ferro.
Já o gengibre é uma raiz com compostos que desempenham ação anti-inflamatória. Visto isso, essa composição cuidará do intestino até o restante das células do corpo, aumentando as defesas do organismo.
Ingredientes:
- 1/2 beterraba;
- 3 maçãs;
- 1 pedaço de gengibre;
- 250 ml de água gelada.
Modo de preparo:
- realize o pré-preparo dos ingredientes retirando as cascas e cortando-os em pedaços menores;
- bata no liquidificador a beterraba, as maçãs, o gengibre e a água até obter a consistência desejada.
4. Suco de tomate com limão siciliano
O tomate possui altas concentrações de vitamina C, ajudando a deixar o sistema imunológico fortalecido e o corpo bem protegido. Além disso, ele contém licopeno, outro tipo de pigmento antioxidante.
Adicionalmente, o limão siciliano enquadra-se no grupo das frutas cítricas e, portanto, também apresenta grandes quantidades de vitamina C (e fica delicioso combinado com tomate nessa preparação)!
Ingredientes:
- suco de 1 limão siciliano;
- sal a gosto;
- pimenta-do-reino a gosto;
- cubos de gelo.
Modo de preparo:
- tire as cascas do tomate e corte-os em cubos;
- faça o suco do limão com o auxílio de um espremedor;
- liquidifique todos os ingredientes com gelo.
5. Suco de abacaxi, couve, limão e chlorella
Como você viu, a vitamina C é uma forte aliada para deixar o funcionamento do sistema imune em dia, não é verdade? Pois é – e aqui vai mais uma ótima opção de suco rico nesse nutriente com ação antioxidante!
Ainda, adicionando couve, você ajudará o organismo a realizar a detoxificação para que ele possa funcionar melhor, já que ela é rica em clorofila. A Chlorella também atuará nessa função e fará bem para a imunidade!
Ingredientes:
- 4 rodelas de abacaxi;
- Suco de 1 limão tahiti;
- 1 folha de couve;
- 2 Chlorellas em cápsulas;
- 150 ml de água gelada.
Modo de preparo:
- Corte as rodelas de abacaxi;
- Com a ajuda de um espremedor, prepare o suco de limão;
- Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata.
6. Smoothie de morango e kiwi
Morangos e kiwis são outras opções saudáveis para compor uma bebida cheia de vitamina C! Uma vez que são necessárias muitas frutas desses tipos para fazer um suco, a melhor alternativa é preparar com leite.
Além de formar uma consistência melhor, o leite também irá acrescentar vitamina D no smoothie. Carências nutricionais dessa vitamina têm sido associadas, inclusive, à complicações do COVID-19, você sabia?
Ingredientes:
- 5 morangos;
- 1 kiwi;
- 200 ml de leite desnatado;
- 1 colher de mel.
Modo de preparo:
- Descasque o kiwi e pique todas as frutas;
- Acrescente tudo no liquidificador com o mel e o leite;
- Bata e sirva.
7. Suco de morango, manga, spirulina e hortelã
A Spirulina é composta por proteínas, minerais, vitaminas e carotenoides. Ela já recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde e auxilia na melhora da imunidade.
Imagine unir esse superalimento com morango, manga e hortelã? Com certeza só poderia resultar em um suco gostoso e cheio de nutrientes benéficos para manter a saúde do sistema imune em dia! Experimente!
Ingredientes:
- 200 g de morango;
- 1 manga grande;
- 8 folhas de hortelã;
- 2 Spirulina cápsulas;
- gelo a gosto.
Modo de preparo:
- realize o pré-preparo dos ingredientes, descascando-os e cortando-os;
- adicione toda receita no liquidificador;
- bata até conquistar a consistência desejada.
8. Suco de melancia, hortelã e chia
Grande parte da composição da melancia é água, você sabia? Para manter uma boa saúde, além de consumir nutrientes e compostos bioativos variados, é preciso estar com o corpo bem hidratado!
Além disso, nesse suco, a hortelã irá contribuir com o sistema imune com a presença de cálcio, vitaminas do complexo B e potássio. A chia, por sua vez, rica em magnésio, cálcio, zinco, também ajudará a fortalecer a imunidade.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de melancia;
- 6 folhas de hortelã;
- 1 colher de chá de sementes de chia;
- 2 cubos de gelo.;
Modo de preparo:
- separe a melancia da casca e das sementes;
- adicione a fruta pré-preparada com o restante dos ingredientes no liquidificador e bata.
9. Suco de frutas e semente de abóbora
Há muitos benefícios do ômega 3 e minerais como ferro e Magnésio quelato que devemos consumir, e as sementes de abóbora, também conhecidas como pepitas, são ricas em ômega 3, fibras, gorduras boas, antioxidantes e minerais. Toda essa composição é benéfica ao sistema imune.
Além de hidratar, a água de coco também atua na proteção do corpo e, por ser rica em vitamina C, ela estimula a produção dos glóbulos brancos, importantes atuantes do sistema imunológico.
Ingredientes:
- suco de 1 limão pequeno;
- 1 fatia de abacaxi;
- 5 folhas de hortelã;
- 1 colher de sobremesa de semente de abóbora sem casca;
- 250 ml de água de coco.
Modo de preparo:
- faça o suco de limão com o auxílio de um espremedor;
- descasque o abacaxi;
- bata todos os ingredientes no liquidificador.
10. Suco de maçã verde, alface, couve e gengibre
A maçã verde, repleta de ótimas propriedades nutricionais, é rica em fibras solúveis que servem de combustível para as boas bactérias do intestino, favorecendo o fortalecimento da imunidade. Um outro ingrediente que, segundo estudos, pode modular a resposta imune, é o extrato de própolis verde.
O alface e a couve também apresentam fibras, servindo como prebióticos da mesma forma. O gengibre, por sua vez, oferece ação anti-inflamatória para essa opção da lista de sucos para aumentar a imunidade.
Ingredientes:
- 1 maçã verde pequena com casca;
- 2 folhas de alface;
- 1 folha de couve;
- lascas de gengibre a gosto;
- 15 gotas de extrato de própolis líquido ou 1 cápsula de extrato de própolis;
- 200 ml de água gelada.
Modo de preparo:
- pique a maçã, mantendo a sua casca;
- despedace as folhas e lasque o gengibre;
- adicione as gotas de extrato de própolis ou o conteúdo da cápsula.;
- acrescente no liquidificador todos os ingredientes e bata.
Com o objetivo de oferecer informações precisas e relevantes, o conteúdo foi escrito pela equipe Ocean Drop e cuidadosamente revisado pela nutricionista Suelen Santos da Costa, CRN10 7816. Suelen é graduada pela Universidade Federal de Pelotas e possui Pós-Graduação em Nutrição Clínica Funcional pela VP Centro de Nutrição Funcional.
Referências
- Common questions and misconceptions about creatine supplementation: what does the scientific evidence really show?
- Potential of Creatine in Glucose Management and Diabetes
- Creatine in type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial
- Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials
- Timing of Creatine Supplementation around Exercise: A Real Concern?
- Effects of Creatine Supplementation on Brain Function and Health
- Kreider, R. B., et al. International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. J Int Soc Sports Nutr, 2017
- Lanhers, C., et al. Creatine Supplementation and Lower Limb Strength Performance: A Systematic Review and Meta-Analyses. Sports Med, 2015
- Lanhers, C., et al. Creatine Supplementation and Upper Limb Strength Performance: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Med, 2017
- Mancini de Sousa, M., et al. Creatine Supplementation in Type 2 Diabetic Patients: A Systematic Review of Randomized Clinical Trials. Curr Diabetes Rev, 2022
- Gualano, B., et al. Creatine in type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Med Sci Sports Exerc, 2011
- Dalbo, V. J., et al. The effects of age on skeletal muscle and the phosphocreatine energy system: can creatine supplementation help older adults. Dyn Med, 2009
- Candow, D. G., et al. Creatine supplementation for older adults: Focus on sarcopenia, osteoporosis, frailty and Cachexia. Bone, 2022
- Rae, C., et al. Oral creatine monohydrate supplementation improves brain performance: a double-blind, placebo-controlled, cross-over trial. Proc Biol Sci. 2003
- Forbes, S. C., et al. Effects of Creatine Supplementation on Brain Function and Health. Nutrients, 2022
- Bakian, A. V., et al. Dietary creatine intake and depression risk among U.S. adults. Transl Psychiatry, 2020
- Clarke, H., et al. The Evolving Applications of Creatine Supplementation: Could Creatine Improve Vascular Health? Nutrients, 2020