5 Ideias de sucos detox e seus benefícios
O famoso suco detox ou suco verde, vem sendo propagado como um milagroso preparo culinário capaz de trazer todos os tipos de benefícios inimagináveis. Porém, com base em fundamentos da ciência, viemos esclarecer o que é o suco detox e quais suas reais contribuições para a saúde e nutrição.
Além de ser uma deliciosa bebida repleta de ingredientes naturais, compostos bioativos e antioxidantes, o suco detox apresenta uma enorme gama de variações e combinações.
Veja para que serve o suco detox e como incluí-lo no dia a dia!
Desmistificando o que é suco detox
O suco detox ganhou esse nome devido ao papel que lhe é atribuído de detoxificar o organismo. Porém, essa função não é totalmente verdadeira.
Inicialmente, imaginava-se que, ao consumir um suco repleto de vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, estes ingredientes fariam uma desintoxicação do organismo. Entretanto, alguns pontos precisam ser esclarecidos.
Primeiro, um organismo com maior grau de inflamação ou simplesmente afetado por um período de maior orgia alimentar, é muito diferente de um organismo intoxicado - no segundo caso, os sintomas serão muito mais graves e a orientação é procurar um hospital para a devida desintoxicação - a qual o suco detox não será capaz de fazer.
Ademais, o real órgão responsável pela detoxificação de pequenas substâncias tóxicas naturalmente produzidas e ingeridas ao longo do dia, é o fígado - portanto cuidar da saúde deste órgão é o mais indicado caso queira promover um bom detox do organismo.
Portanto, o suco detox não é capaz de desintoxicar o organismo. Entretanto, isso não significa que seu consumo é prejudicial ou não tem função. Devido à sua composição rica em fitoquímicos e compostos bioativos, o suco detox possui inúmeros benefícios.
Saiba mais sobre
GREEN SHOT
Aumente o seu consumo de frutas e vegetais de forma prática e saborosa com o Green Shot da Ocean Drop! Ele contém ingredientes selecionados como abacaxi, couve, água de coco, maçã, pepino, gengibre, Matchá, colina, limão e vitaminas C, A, E e B12. Sem açúcar ou adoçantes, ele é perfeito para ajudar no processo de desintoxicação do organismo, melhorando, e muito, sua qualidade de vida.
Ingredientes comuns no suco detox e seus benefícios
Os benefícios do suco detox são atribuídos às suas inúmeras propriedades essenciais para o correto funcionamento do organismo, como:
- possui compostos bioativos;
- apresenta ação antioxidante;
- rico em vitaminas e minerais;
- abundante em fibras;
- hidrata o organismo;
- auxilia a desinchar*;
- contribui para a saúde intestinal;
- contribui para a saúde cardiovascular;
- melhora a imunidade;
- atua no combate a radicais livres.
Esses benefícios do suco detox são consequência das diversas misturas de ingredientes extremamente benéficos para a saúde que ele incorpora, como folhas verdes, frutas, sementes, ervas e especiarias.
1. Folhas
As folhas compõem a base do suco detox, geralmente de cor verde escura, verduras como couve, rúcula e agrião são bastante utilizadas nessa bebida. De acordo com o estudo de revisão, os vegetais folhosos são caracterizados por seus diversos nutrientes e por serem uma fonte significativa de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos na dieta.
Seus efeitos positivos para a saúde são associados aos seus compostos fitoquímicos, oferecendo benefícios como a prevenção do estresse oxidativo, suporte à função desintoxicante do fígado, reforço do sistema imunológico e controle da proliferação de células cancerígenas.
A pesquisa ainda destaca a presença de vitamina C, vitamina E e carotenóides nas folhas utilizadas para o suco detox, o que o torna uma fonte considerável de antioxidantes.
2. Frutas
Outro ingrediente indispensável no suco detox é a fruta. Além de garantir um sabor mais adocicado à bebida, que quebra o amargo das folhas e especiarias, as frutas também possuem diversos benefícios à saúde, devido sua composição rica em fibras, vitaminas e minerais.
Segundo o estudo, assim como vegetais, as frutas possuem diversos componentes anti inflamatórios e fitoquímicos capazes de auxiliar no aumento da imunidade e no combate a radicais livres.
Ademais, as frutas e folhas são ricas em fibras, as quais possuem um papel fundamental na regulação intestinal e na saúde cardiovascular, através da regulação do colesterol na corrente sanguínea, conforme afirma o artigo.
3. Especiarias
As especiarias são temperos bastante utilizados nos sucos detox. Alguns exemplos, são:
- cúrcuma;
- açafrão
- canela
- cravo da índia
- gengibre em pó
- noz moscada
Esses ingredientes culinários possuem duas principais funções no suco detox: adicionar sabor e saúde à bebida! Devido à suas propriedades anti inflamatória e antioxidante, as especiarias atuam no combate a radicais livres e melhoram o sistema imunológico, além do funcionamento do organismo de forma global * * *.
Suco detox emagrece?
O uso do suco detox para emagrecer ainda é bastante difundido na mídia como algo verídico. Para sanar esta dúvida, primeiro é preciso compreender o que é o processo de emagrecimento. Diferente do que se acredita, o emagrecimento não é apenas reduzir o peso na balança, mas reduzir a quantidade de gordura do corpo.
Para promover o emagrecimento, é necessário fazer o essencial: comer uma quantidade calórica menor do que aquela que se gasta, ou seja, déficit calórico. Para saber a exata quantidade para cada pessoa, é necessário ir a um nutricionista, que fará o cálculo do seu gasto calórico diário e, com base nele, determinará quanto será necessário comer ao longo do dia para que haja o emagrecimento.
Porém, o organismo não é tão básico quanto um cálculo matemático. Para um emagrecimento saudável e duradouro, também é necessário levar em consideração a qualidade do que se come - promovendo o bom funcionamento do corpo e favorecendo a perda de gordura.
Desta forma, é possível concluir que o suco detox, isoladamente, não tem o poder de determinar o emagrecimento, porém, devido aos seus inúmeros benefícios ao corpo e sua composição baixa em calorias, incluí-lo no dia a dia pode ser muito interessante para quem busca emagrecer.
Aproveite e veja também
Como e quando consumir?
As variações de preparo do suco detox são muito bem vindas, pois implica em ampliar a variedade de nutrientes provenientes de diversas frutas, verduras e especiarias, e ainda complementar com sementes, grãos e legumes.
Quanto ao momento de consumo, não há uma preferência de horário específico para tomar o suco detox, permitindo que seja apreciado em qualquer hora do dia, sem restrições para pessoas saudáveis.
A única ressalva é que, quanto mais fresco for ingerido, melhor será o aproveitamento dos seus ingredientes - portanto é ideal prepará-lo e consumir logo após.
5 receitas de suco detox
1. Suco detox com couve
- 1 maço pequeno de couve;
- ½ pepino médio;
- 1 colher de chá de spirulina;
- suco de 1 limão;
- ½ maçã;
- água para completar.
2. Suco detox fora de casa
Uma forma simples e prática de preparar seu suco detox fora de casa
- 1 dose de suco verde;
- 1 copo de suco natural de laranja;
- gengibre em pó opcional
- água para completar.
3. Suco detox com abacaxi com hortelã
- 1 maço pequeno de couve;
- 2 a 3 rodelas de abacaxi;
- 2 ramos de hortelã, somente as folhas;
- 200ml de água.
4. Suco detox para desinchar
- 1 maço de agrião ou rúcula;
- ½ pepino médio;
- 150 ml de chá verde ou hibisco ou cavalinha;
- 2 a 3 fatias de melão ou melancia.
5. Suco detox para imunidade
- 1 maço de couve;
- ½ laranja;
- suco de ½ limão;
- 3 gotinhas de própolis;
- 1 colher de chá de cúrcuma;
- 200 ml de água.
Referências
- Kapusta-Duch J, Kopeć A, Piatkowska E, Borczak B, Leszczyńska T. The beneficial effects of Brassica vegetables on human health. Rocz Panstw Zakl Hig. 2012;63(4):389-95. PMID: 23631258.
- Zhu F, Du B, Xu B. Anti-inflammatory effects of phytochemicals from fruits, vegetables, and food legumes: A review. Crit Rev Food Sci Nutr. 2018 May 24;58(8):1260-1270. doi: 10.1080/10408398.2016.1251390. Epub 2017 Jun 12. PMID: 28605204.
- Snauwaert E, Paglialonga F, Vande Walle J, Wan M, Desloovere A, Polderman N, Renken-Terhaerdt J, Shaw V, Shroff R. The benefits of dietary fiber: the gastrointestinal tract and beyond. Pediatr Nephrol. 2023 Sep;38(9):2929-2938. doi: 10.1007/s00467-022-05837-2. Epub 2022 Dec 6. PMID: 36471146.
- Cai Y, Huang C, Zhou M, Xu S, Xie Y, Gao S, Yang Y, Deng Z, Zhang L, Shu J, Yan T, Wan CC. Role of curcumin in the treatment of acute kidney injury: research challenges and opportunities. Phytomedicine. 2022 Sep;104:154306. doi: 10.1016/j.phymed.2022.154306. Epub 2022 Jul 3. PMID: 35809376.
- Kasprzak-Drozd K, Oniszczuk T, Gancarz M, Kondracka A, Rusinek R, Oniszczuk A. Curcumin and Weight Loss: Does It Work? Int J Mol Sci. 2022 Jan 7;23(2):639. doi: 10.3390/ijms23020639. PMID: 35054828; PMCID: PMC8775659.
- Mansour MS, Ni YM, Roberts AL, Kelleman M, Roychoudhury A, St-Onge MP. Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: a pilot study. Metabolism. 2012 Oct;61(10):1347-52. doi: 10.1016/j.metabol.2012.03.016. Epub 2012 Apr 24. PMID: 22538118; PMCID: PMC3408800.
Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.