Atualizado em 21 de Outubro de 2025

Criado por Rafaela Fürst Galvão - Nutricionista

Criado por humano

Carregando...

Repositor de flora intestinal: conheça os 5 melhores

qual o melhor repositor de flora intestinal

Com tantas informações disponíveis, às vezes fica difícil saber o que é bom para repor a flora intestinal com bactérias boas e restaurar a saúde intestinal.

Além de suplementos específicos com probióticos, existem também alimentos para repor a flora intestinal, ricos em fibras prebióticas, que ajudam a recompor o equilíbrio das bactérias benéficas do intestino.

Saiba a seguir qual é, afinal, o melhor repositor de flora intestinal.

5 repositores de flora intestinal

Conheça a seguir os 5 melhores respositores de flora intestinal.

1. Suplementos probióticos (Lactobacillus e Bifidobacterium)

Suplementos que contém bactérias probióticas são as opções mais conhecidas como repositor de flora intestinal, pois fornecem diretamente as bactérias benéficas.

Estudos demonstram que cepas como Lactobacillus rhamnosus GG e Bifidobacterium lactis podem ajudar a restaurar o equilíbrio intestinal após o uso de antibióticos e melhoram sintomas de diarreia e síndrome do intestino irritável.

2. Iogurte e kefir

Alimentos fermentados como iogurte e kefir são fontes naturais de microrganismos vivos e por isso são considerados excelentes alimentos para repor a flora intestinal.

Pesquisas indicam que o consumo regular de kefir aumenta a diversidade microbiana intestinal e pode contribuir para a melhora da tolerância à lactose e do funcionamento digestivo.

3. Chucrute, kimchi e outros vegetais fermentados

Mesmo não sendo muito comum na alimentação dos brasileiros, os vegetais fermentados são excelentes para microbiota intestinal. Além de serem ricos em fibras, também fornecem bactérias vivas.

Neste contexto, um estudo relatou que a ingestão de kimchi melhora a composição da microbiota e reduz marcadores inflamatórios.

4. Prebióticos (fibras como inulina e frutooligossacarídeos)

Os prebióticos não são bactérias, mas são o alimento dessas bactérias do intestino. Por isso consumir alimentos prebióticos é muito importante para fortalecer as bactérias benéficas.

A suplementação com o prebiótico inulina, por exemplo, mostrou aumentar a abundância de Bifidobacterium no intestino em um estudo.

5. Simbióticos (probióticos + prebióticos)

Essa combinação potencializa os efeitos de ambos. Um estudo clínico constatou que o consumo de uma preparação contendo prebióticos e probióticos podem melhorar a microbiota intestinal e reduzir sintomas gastrointestinais em pacientes com síndrome do intestino irritável.

Como repor a flora intestinal?

Repor a flora intestinal de forma prática no dia a dia é possível! Algumas estratégias simples podem ajudar a reconstituir a microbiota intestinal, como:

Priorizar o consumo de alimentos ricos em fibras

Incluir porções de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, todos os dias na dieta é uma forma de fornecer prebióticos para as bactérias benéficas do intestino. Quanto maior a variedade de frutas e vegetais, melhor para a saúde intestinal.

Incluir opções fermentadas 3 vezes por semana

Consumir iogurte natural, kefir ou chucrute, funciona como repositor de flora intestinal natural, pois são fontes naturais de microrganismos vivos.

Evitar o consumo excessivo de ultraprocessados e álcool

Se a intenção é restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, é essencial evitar o consumo de álcool, refrigerantes, frituras e alimentos prontos, pois esses alimentos podem prejudicar a diversidade da microbiota e favorecer o crescimento de bactérias nocivas.

Como escolher um bom repositor de flora intestinal?

1. Verifique quais são as bactérias presentes no suplemento probiótico

Os suplementos probióticos que possuem cepas de bactérias bem estudadas, como Lactobacillus e Bifidobacterium, são as mais associadas a benefícios clínicos.

2. Observe a quantidade de microrganismos (UFC)

O número de Unidades Formadoras de Colônia (UFC) deve ser suficiente para garantir eficácia, geralmente a partir de bilhões por dose. Opções que oferecem menos do que isso podem não ser eficazes como repositor de flora intestinal.

3. Verifique a diversidade de cepas

Suplementos que combinam diferentes tipos de bactérias tendem a oferecer efeitos mais completos na recomposição da microbiota.

4. Considere a forma de apresentação do suplemento probiótico

As bactérias precisam chegar vivas no intestino, portanto suplementos em cápsulas, sachês ou gotas devem proteger os microrganismos até chegarem ao intestino. Alguns suplementos utilizam tecnologia de liberação controlada.

5. Procure certificações e testes de qualidade

O melhor repositor de flora intestinal precisa ter registro em órgãos regulatórios (como ANVISA) e laudos de pureza e eficácia. Essa garantia de qualidade é essencial para a segurança do consumidor, já que envolve a ingestão de microrganismos vivos.

6. Atenção às necessidades individuais

Cada indivíduo terá necessidades de uma diversidade diferente de bactérias, pois cada microbiota intestinal é única. Nesse contexto, buscar orientação médica é essencial para individualizar e acertar na escolha do melhor repositor de flora intestinal.

Saber como repor a flora intestinal e escolher o melhor repositor de flora intestinal faz toda a diferença para promover uma restauração da saúde como um todo.

A combinação de hábitos alimentares saudáveis, consumo regular de fibras, alimentos fermentados e a escolha consciente de suplementos probióticos de qualidade é um passo essencial para quem busca melhorar a saúde e qualidade de vida.

Referências

Foto de Rafaela Fürst Galvão

Conteúdo criado por especialista:

Rafaela Fürst Galvão

Nutricionista

Este artigo foi escrito por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista (CRN 10 – 11807), formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e também em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL. É pós-graduada em Nutrição Comportamental e Clínica pela Faculdade Uniguaçu. Atua há 9 anos com comunicação e produção de conteúdo em saúde, unindo nutrição clínica ao compromisso de tornar o conhecimento científico mais acessível e relevante para a população.

Saiba mais sobre Rafaela Fürst Galvão