Ômega 3 para o cabelo: descubra seus benefícios
A queda de cabelo é causada por diversos fatores, desde variações hormonais, genética, estresse, alimentação desbalanceada, uso de produtos inadequados, excesso de químicos, até problemas de saúde como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e doenças cutâneas.
Além da busca por produtos que visam prevenir e auxiliar na queda capilar, é bastante comum que as pessoas procurem formas de melhorar a saúde dos fios, visando um cabelo bonito e saudável. Dentre os diversos produtos de uso tópico e tratamentos via oral, estudos têm investigado se o uso do suplemento ômega 3 é bom para o cabelo.
Confira abaixo quais os achados sobre ômega 3 para o cabelo e seus benefícios.
Como o ômega 3 atua nos cabelos?
Para compreender os benefícios do ômega 3 para o cabelo, é necessário entender primeiro como funciona a regulação entre o crescimento e a queda capilar.
O crescimento do cabelo é regulado pela interação entre várias células localizadas no folículo capilar e na papila dérmica. A papila dérmica fica na base do folículo capilar - o buraquinho onde cresce o fio no couro cabeludo - onde são encontrados diversos vasos sanguíneos e terminações nervosas, importantes para nutrição do fio.
O cabelo passa por diversos ciclos ao longo do tempo, que vão desde a fase do crescimento, da regressão e do repouso. Uma das formas de manter o cabelo saudável e evitar a queda brusca, é controlando esse ciclo através da manutenção e progressão da fase de crescimento e do encurtamento das fases de regressão e repouso.
As interações que ocorrem na papila dérmica durante as mudanças do ciclo capilar regulam o crescimento e a queda do cabelo.
Um estudo trouxe que o uso do ômega 3, em especial o DHA - um dos compostos que formam o ômega 3 - aumentou significativamente a proliferação das células da papila dérmica. Além disso, o ômega 3 também demonstrou efeito positivo na progressão no ciclo capilar.
Dessa forma, o estudo demonstrou que o ômega 3 é bom para o cabelo, ao promover o crescimento dos fios, ativando o ciclo capilar no couro cabeludo.
Afinal, quais os benefícios do ômega 3 para os cabelos?
Será que o ômega 3 serve para queda de cabelo? Será que o ômega 3 faz crescer o cabelo? Agora que entendemos o funcionamento do ciclo capilar, suas fases de crescimento e queda, conheça alguns benefícios do ômega 3 para o cabelo encontrados em estudos científicos:
1. Reduz a queda
Um estudo realizado com 120 mulheres durante 6 meses, analisou a resposta das fases do ciclo capilar em quem suplementou o ômega 3 vs. quem tomou placebo. Neste estudo, as mulheres que usaram ômega 3 tiveram redução da queda de cabelo, demonstrando que o ômega 3 apresenta bons resultados para amenizar a queda capilar.
2. Aumenta o diâmetro e densidade do fio
O mesmo estudo de 2015 demonstrou que as mulheres que usaram ômega 3 tiveram melhora no diâmetro do fio e na densidade de cabelo, ao comparar com as mulheres que não utilizaram a suplementação. As mulheres que fizeram uso do ômega 3 apresentaram cabelos mais grossos e volumosos no final dos 6 meses de pesquisa.
3. Aumento do crescimento capilar
Conforme um estudo mostrou, o ômega 3 auxilia no crescimento do cabelo por meio da sua interação com as células do couro cabeludo e de outros compostos presentes na nutrição do fio, além de regular positivamente os níveis de proteína associados ao crescimento capilar.
Como tomar ômega 3 para os cabelos?
O uso do ômega 3 para cabelo apresenta diversos benefícios e pode ser incluído de forma saudável na dieta através da alimentação e do uso de suplementos.
O tipo de ômega 3 mais promissor para o cabelo é aquele que apresenta maior concentração de DHA, assim como o ômega 3 DHA da Ocean Drop, por exemplo.
O Ômega-3 DHA da Ocean Drop conta com uma concentração de 200 mg de DHA por cápsula, extraído diretamente da microalga Schizochytrium sp. e amplamente reconhecido pela sua pureza nutricional, além de ser um produto 100% vegetal, sustentável e livre de metais pesados.
Sua dosagem diária irá variar conforme prescrição médica e instruções de uso fornecidas pelo fabricante. No caso do Ômega-3 DHA da Ocean Drop, o recomendado são 2 cápsulas por dia.
Indica-se que o consumo do ômega 3 seja feito junto à uma refeição que contenha gordura, para melhorar o aproveitamento do organismo, porém não há um horário específico para seu uso, então esta pode ser qualquer refeição escolhida.
Aproveite e veja também
Quanto tempo o ômega 3 começa a fazer efeito?
O tratamento capilar ômega 3 será determinado pelo profissional da saúde. O tempo de resposta do ômega 3 varia de pessoa para pessoa - qual seu estado de saúde atual, como é sua alimentação, além da dose de ômega 3 consumida.
De forma geral, estima-se 3 meses de uso para que o organismo sinta os efeitos do ômega 3 em sua plenitude.
Outros nutrientes que ajudam a fortalecer os cabelos
Qualquer sinal de falta de nutrientes resulta na queda de cabelo. Isso porque, o cabelo, assim como pelos e unhas, são componentes dispensáveis à vida. Portanto, quando o organismo indica falta de kcal e nutrientes, sua primeira ação é poupar para os órgãos vitais e descartar o envio para os cabelos, resultando na queda capilar.
De forma geral, uma alimentação equilibrada, que atinja as necessidades de calorias, proteína, carboidrato e gordura, além de garantir o aporte de vitaminas e minerais necessários, evitará a queda e será um auxiliar de como fortalecer o cabelo.
O consumo proteico adequado ganha destaque na saúde dos fios, visto que o cabelo é formado por proteínas. Além dele, as vitaminas do complexo B, a vitamina A e C, o ferro e zinco também são importantes nutrientes para o cabelo.
Além dos seus inúmeros benefícios, o consumo de ômega 3 é bom para o cabelo, juntamente a uma dieta balanceada e hábitos de vida saudáveis.
- lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
- lipólise: quebra da gordura;
- β-oxidação lipídica: queima de gordura.
Referências
- Le Floc'h C, Cheniti A, Connétable S, Piccardi N, Vincenzi C, Tosti A. Effect of a nutritional supplement on hair loss in women. J Cosmet Dermatol. 2015 Mar;14(1):76-82. doi: 10.1111/jocd.12127. Epub 2015 Jan 8. PMID: 25573272.
- Kang JI, Yoon HS, Kim SM, Park JE, Hyun YJ, Ko A, Ahn YS, Koh YS, Hyun JW, Yoo ES, Kang HK. Mackerel-Derived Fermented Fish Oil Promotes Hair Growth by Anagen-Stimulating Pathways. Int J Mol Sci. 2018 Sep 14;19(9):2770. doi: 10.3390/ijms19092770. PMID: 30223485; PMCID: PMC6164340.
- CASTRO-GONZALEZ, María Isabel. Acidos grasos omega 3: beneficios y fuentes. INCI [online]. 2002, vol.27, n.3 [citado 2023-08-27], pp.128-136. Disponible en: <http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0378-18442002000300005&lng=es&nrm=iso>. ISSN 0378-1844.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.