O que são produtos veganos? Entenda porque consumi-los!
Para entender o que são produtos veganos, é mais fácil que, primeiro, esteja claro para você o real significado de veganismo. Segundo o grupo, The Vegan Society, que criou o termo em 1944:
“Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”
É comum as pessoas associarem os produtos veganos apenas à alimentação – e, de fato, alimentos sem origem animal são indispensáveis para quem segue o veganismo. Entretanto, produtos veganos também se diferenciam dos comuns no vestuário, nos cuidados com a higiene e limpeza e até na diversão, sabia?
Para saber mais sobre o que são produtos veganos e conhecer opções, continue de olho na leitura do artigo!
O que são produtos veganos?
Um seguidor do veganismo é conhecido como vegano – e essa pessoa só consome produtos veganos. Fácil, né? Esses produtos são todos aqueles livres de componentes animais, desde alimentos até cosméticos. Abaixo você saberá o que são produtos veganos relacionados ao vestuário, cuidados pessoais e alimentação:
Vestuário vegano
Os hábitos de vida estão mudando e se tornando mais conscientes. Isso reflete no nosso modo de consumo, surgindo maior espaço para o desenvolvimento de marcas veganas e ecologicamente sustentáveis.
Roupas, sapatos, acessórios, bolsas e outros itens com a proposta de não conterem matéria-prima animal em nenhuma parte do conteúdo, ou seja, sem couro, lã, seda, peles, penas e plumas de seres vivos, por exemplo, se encontram com maior facilidade no mercado.
A maioria desses tecidos e ornamentos citados já existem no formato fake e são substituíveis no vestuário vegano. Vale lembrar que é preciso ter cuidado para garantir que as colas usadas para os sapatos e as tintas de tecidos não tenham algum resquício de origem animal também.
Cosméticos veganos
Você sabia que a maioria dos cosméticos apresentam grandes quantidades de componentes de origem animal na composição? Além do leite e do mel, facilmente identificados, existem alguns que estão disfarçados na lista de ingredientes como você verá a seguir!
O colágeno e a elastina, frequentemente encontrados em produtos para corpo, unhas e cabelos são obtidos através da fervura do tecido conjuntivo de animais. Por sua vez, a proteína de soja e o óleo de amêndoas podem ser usados para substituí-los.
Os cosméticos veganos, além de não conterem ingredientes animais, não são testados neles! Cremes, xampus, sabonetes, maquiagens, entre outros, caso sejam veganos, estarão identificados no rótulo do produto. Procure por marcas que carreguem o selo vegano.
Alimentos veganos
A dieta vegana não precisa ser monótona. É possível utilizar os alimentos tradicionais, como feijão, grão-de-bico, lentilha, arroz, legumes, verduras e frutas, mas também descobrir todo um novo mundo de ingredientes e sabores para implementar nas receitas.
O tahine, que é uma pasta feita de sementes de gergelim, o tofu, que é um produto à base de soja e similar ao queijo, e o ágar-ágar, muito parecido com uma gelatina, mas feito à base de algas marinhas, são muito versáteis e nutritivos para incluir no cardápio vegano.
Além disso, hoje já existem restaurantes e empresas especializadas em fornecer alimentos sem origem animal. Vale prestar atenção ao rótulo dos produtos e sempre procurar as informações sobre os ingredientes que compõem um prato. Suplementos veganos também são boas opções!
Saiba mais sobre
VITAMINA B12
A vitamina B12 vegana da Ocean Drop está na forma de metilcobalamina, que é uma versão ativa e prontamente utilizável pelo corpo. A B12 é necessária para várias funções essenciais do organismo, como: auxiliar na formação de células vermelhas do sangue, auxiliar no funcionamento do sistema imunológico; no metabolismo da homocisteína; auxilia no metabolismo energético, etc.
Produtos veganos - alimentos
Ainda existem muitas dúvidas sobre “o que os veganos não pode comer?” ou, simplesmente, “o que é comida vegana?” Na dieta vegana é essencial que não contenha carne, seja ela vermelha ou branca, mel, ovos, além de leites e derivados, como queijos e iogurte, etc.
Por esse motivo, a carência de vitamina B12, ferro e outros nutrientes são comuns no grupo. Leia 5 Opções de Suplementos Naturais para Veganos e veja alternativas para suprir as necessidades nutricionais diárias!
Por que consumir produtos veganos?
A Associação Brasileira de Veganismo ressalta que a adesão ao estilo de vida vegano contribui para que cada vez mais os animais deixem de sofrer através da exploração e da morte. Além disso, auxilia na diminuição da reprodução artificial deles, pois quanto menor a procura, menor a oferta.
Consumir produtos veganos auxilia a reduzir o número dos dejetos dos animais que são despejados na natureza e prejudicam a condição climática global. Por isso, a associação também relata que o veganismo gera impactos positivos no meio ambiente.
Ainda, o estilo de vida desfavorece as indústrias que consomem excessivas quantidades de água, desmatam solos férteis, destroem a camada de ozônio e poluem a atmosfera terrestre; e a pesca industrial, que ajuda a desequilibrar faunas e extinguir espécies.
Aproveite e veja também
Gostou do conteúdo?
Agora que já sabe o que são produtos veganos e o porquê de consumi-los, convidamos você para conhecer o portfólio exclusivo da Ocean Drop – a marca de superalimentos do oceano, 100% vegetal!
Todo o portfólio oferece produtos com certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possui produtor reconhecido, não contém agrotóxicos e não sofre modificação genética. Uma marca preocupada com meio ambiente e a alimentação sustentável!
Referências
- Microarray profiling of gene expression in human adipocytes in response to anthocyanins
- Citrus Flavonoids as Promising Phytochemicals Targeting Diabetes and Related Complications: A Systematic Review of In Vitro and In Vivo Studies
- Effect of Red Orange Juice Consumption on Body Composition and Nutritional Status in Overweight/Obese Female: A Pilot Study
- Red-fleshed sweet orange juice improves the risk factors for metabolic syndrome
- Cyanidin-3-O-Glucoside Modulates the In Vitro Inflammatory Crosstalk between Intestinal Epithelial and Endothelial Cells
- The Effects and Mechanisms of Cyanidin-3-Glucoside and Its Phenolic Metabolites in Maintaining Intestinal Integrity
- Safety, Efficacy, and Mechanistic Studies Regarding Citrus aurantium (Bitter Orange) Extract and p‐Synephrine
- A review of the lipolytic effects and the reduction of abdominal fat from bioactive compounds and moro orange extracts
- Risks associated with fat burners: A toxicological perspective
- Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management
- A Study on Supplement Containing Moro (Citrus Sinensis (L.) Osbeck) Orange Extract of a Randomized Placebo-controlled Trial Part 2: Analysis of Efficacy on BMI Reduction
- Dietary Anthocyanins and Insulin Resistance: When Food Becomes a Medicine
- Blood orange juice consumption increases flow-mediated dilation in adults with overweight and obesity: A randomized controlled trial
- Efeitos anti-adipogênicos e antioxidantes de um extrato padronizado de laranjas sangue Moro ( Citrus sinensis (L.) Osbeck) durante a diferenciação de adipócitos de pré-adipócitos 3T3-L1
- Cyanidin-3- O-Glucoside and Cyanidin Protect Against Intestinal Barrier Damage and 2,4,6-Trinitrobenzenesulfonic Acid-Induced Colitis
- Microarray profiling of gene expression in human adipocytes in response to anthocyanins
- Dietary Anthocyanins and Insulin Resistance: When Food Becomes a Medicine