Carregando...

Licopeno: o que é, benefícios, em quais alimentos encontrar

Conhecido por ser um potente antioxidante, o licopeno integra o grupo dos carotenoides, um pigmento bioativo que está associado a inúmeros benefícios para o corpo humano.

Além disso, como todos os carotenóides, o licopeno é responsável por garantir a coloração vermelho alaranjado em diferentes alimentos, como o tomate, a melancia ou a goiaba, por exemplo. Assim como outros compostos bioativos, o licopeno é obtido somente por alimentos ou suplementos que contenham esse nutriente. 

Mas quais são as reais vantagens de consumir licopeno? Saiba a seguir o que é licopeno, para o que serve, quais são as vantagens de seu consumo e onde encontrar a substância.

O que é licopeno e para que serve?

Conhecido popularmente por estar presente no tomate, o licopeno é um carotenoide lipossolúvel responsável por garantir a pigmentação de diferentes grupos alimentares. É o licopeno que garante a coloração alaranjada aos alimentos.

Entretanto, essa não é a sua única função. Uma revisão sistemática conduzida pelo pesquisador Muhammad Imran, mostra que há diferentes funções e benefícios que o licopeno promove ao organismo.

O licopeno é conhecido por ser um poderoso antioxidante, que se destaca dos demais pela sua potência, e protege o corpo humano da ação dos radicais livres prevenindo o estresse oxidativo.

Além disso, o carotenoide atua na prevenção e como adjuvante no tratamento de diferentes condições, como a diabetes mellitus, diferentes cardiopatias ou, até mesmo, doenças neurológicas, por exemplo.

Esse carotenoide não é produzido pelo organismo. Ou seja, o licopeno deve ser consumido por meio de uma dieta rica em alimentos com esse nutriente ou, então, por meio da suplementação oral em cápsulas.

No contexto da suplementação, um estudo científico indicou que o aproveitamento de licopeno pelo organismo varia de acordo com determinados fatores, como o envelhecimento e presença de enfermidades. Por isso, deve-se reforçar a importância da suplementação diária em alguns casos.

Benefícios do licopeno para o corpo

Além de ser um agente antioxidante muito potente para o organismo, bem como para proteger o corpo contra a ação maléfica dos radicais livres, esse importante anti-oxidativo apresenta outros excelentes benefícios.

De acordo com estudos, esse carotenoide consegue prevenir diversos tipos de tumores malignos, assim como patologias cardiovasculares ou diabetes. Entre os benefícios do licopeno para o corpo, há 8 que se destacam:

  • prevenção de tumores malignos, como o de próstata e o de mama;

  • proteção do organismo contra a ação de substâncias tóxicas, como pesticidas ou herbicidas presentes nos alimentos;

  • prevenção no desenvolvimento de doenças cardiovasculares;

  • efeitos fotoprotetores contra os raios UV;

  • proteção e prevenção do desenvolvimento de doenças oculares;

  • prevenção do Alzheimer e de outras patologias neurodegenerativas;

  • adjuvante no tratamento da diabetes mellitus;

  • previne o desenvolvimento da osteoporose.

Diante de todos os seus benefícios, vale a ressalva a respeito da suplementação diária de licopeno na dieta. Afinal, esse nutriente pode ser um grande aliado da saúde!

Lista de alimentos ricos em licopeno

Como o licopeno é um carotenoide que não é produzido pelo organismo, é necessário prover esse nutriente por meio da alimentação. Os alimentos mais ricos em licopeno são:

Caqui

Rico em licopeno, o caqui possui também vitaminas B e E, além de minerais.

Cenoura

Rico em licopeno e outros carotenoides, a cenoura está presente na dieta de grande parte dos brasileiros. Graças aos seus nutrientes, a cenoura apresenta diversos benefícios para o organismo humano, além de ser acessível.

Goiaba

Além de ser rica em licopeno, a goiaba é uma fruta conhecida por ser fonte de vitamina C e minerais.

Melancia

Além de ter antioxidantes, a melancia também tem ação diurética.Por ter uma grande quantidade de água, ela não só hidrata o corpo como também ajuda a desinchar.

Mamão

O mamão é uma fruta que está comumente presente no café da manhã do brasileiro. Considerado uma excelente fonte de licopeno, o alimento também apresenta fibras e excelente minerais em sua composição.

Tomate

O principal alimento rico em licopeno é o tomate! Além de ser rico nesse carotenoide, o tomate e seus derivados (como, o tomate seco ou o extrato) apresenta também vitaminas C, A e importantes minerais como o potássio e o cálcio.

Pimentão Vermelho

O pimentão vermelho é uma grande fonte de licopeno, além de também ser rico em vitaminas A, C e minerais.

Aproveite e veja também

Qual a dose diária ideal

Segundo um estudo a respeito da biodisponibilidade de licopeno, não há uma dose diária definida como ideal para que o organismo desfrute dos benefícios desse poderoso carotenoide. Diferentes artigos ressaltam diferentes doses para o consumo, inclusive reforçam que é possível ter que aumentar a quantidade na presença de determinada enfermidade.

Entretanto, em sua suplementação por cápsula, é geralmente recomendado uma dose de 15 mg ou 25 mg, 1 vez ao dia. É importante, porém, sempre se atentar às instruções do produto para o consumo correto.

Qual a vitamina que tem licopeno?

O licopeno não está presente em nenhuma vitamina. Há, entretanto, vitaminas como a C, E e A que são agentes antioxidantes, assim como o licopeno.

É possível encontrar o licopeno em associação com essas vitaminas em diversos alimentos e também em suplementos.

Qual é a fruta que tem licopeno?

A ingestão diária de alimentos que contenham licopeno é uma das formas de garantir os benefícios desse carotenóide para o organismo. As frutas que mais têm licopeno são:

  • melancia;
  • caqui
  • tomate;
  • mamão;
  • pitanga;
  • cereja;
  • manga;
  • toranja;
  • goiaba vermelha.

Quem não pode tomar licopeno?

Por mais que apresente inúmeros benefícios para o organismo, muito se questiona se o licopeno apresenta contra indicações ou, então, algum efeito colateral. Ainda não foram relatadas na literatura quaisquer efeitos ou contra indicações em relação ao consumo do licopeno.

Entretanto, como qualquer suplemento, é preciso consumir com cautela e evitar seu excesso. Além disso, gestantes, lactantes e idosos devem fazer seu uso sob orientação e acompanhamento médico.

O licopeno demonstra ser um grande aliado da saúde! Em função da sua ação antioxidante, o carotenoide apresenta diferentes benefícios para o corpo, atuando diretamente na prevenção de doenças crônicas. Por isso, seu consumo na dieta se torna indispensável nos dias de hoje.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.