Carregando...

O que é fibromialgia? Entenda os sintomas, causas e forma de tratamento

A fibromialgia é uma doença cuja principal característica é a dor crônica. Esse aspecto faz com que a fibromialgia afete diretamente a qualidade de vida, atrapalhando desde aspectos individuais a sociais. Além dos sintomas de fibromialgia que envolvem dores e limitações físicas, essa doença crônica também impacta em aspectos psicológicos do paciente, tornando a condição ainda mais desafiadora e aumentando a importância de um olhar cuidadoso no tratamento. 

Entenda melhor o que é fibromialgia e os sintomas dessa doença, também o que é bom para fibromialgia.

O que é fibromialgia?

A fibromialgia é uma das doenças reumáticas mais comuns. As doenças reumáticas acometem ossos, articulações, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos, provocando dores e limitações nessas regiões. 

A fibromialgia traz ao paciente dores crônicas pelo corpo, grande parte das vezes difusa e generalizada. Essas dores podem acometer ambos os lados do corpo, acima e abaixo da cintura. Apesar de ter como característica principal provocar dores crônicas generalizadas, a fibromialgia não possui caráter inflamatório e pode apresentar sintomas em outras regiões do corpo.

O que causa fibromialgia

Um dos grandes dilemas em torno da fibromialgia, seu diagnóstico e tratamento, é que a causa dessa doença não é totalmente conhecida. São diversas teorias e estudos que tentam compreender o que pode estar por trás da fibromialgia, porém hoje não se tem uma resposta certa e unânime sobre isso.

Muito se fala sobre a fibromialgia ser uma doença de caráter psicossomático, ou seja, ter como origem fatores emocionais, que reverberam para dores e problemas físicos. Essa teoria tenta explicar o por quê é tão difícil compreender a fisiopatologia da doença. Essa tese usa como base o fato de que muitos pacientes diagnosticados com fibromialgia, também apresentam transtornos como depressão e ansiedade.

Porém, há diversos autores que vão contra essa teoria e apontam aspectos fisiológicos claros da doença. Recentemente, foi proposta a hipótese de que o estresse oxidativo e a disfunção das mitocôndrias - estruturas das células - são parte importante da patologia da fibromialgia.

Fatores genéticos, hormonais e estruturais também envolvem as teorias que tentam explicar as causas da fibromialgia, porém, todas elas têm um fator comum: a sensibilidade do sistema nervoso central à dor. Esse é o principal mecanismo presente na fibromialgia.

Confira abaixo como saber se tenho fibromialgia, através dos sintomas e diagnóstico.

Diagnóstico e sintomas de fibromialgia

Apesar das causas ainda serem nebulosas, os sintomas de fibromialgia são bem esclarecidos e auxiliam no diagnóstico.

O principal e mais característico sintoma da fibromialgia é a dor e sensibilidade crônica por todo corpo. Essa dor pode mudar de intensidade conforme a sensibilidade do paciente e o momento em que se manifesta. Também pode ser constante, ou pode ser sentida como pontadas.

É comum que haja confusão se essa dor é muscular, articular ou óssea, devido à característica da fibromialgia de afetar a estrutura como um todo. Ademais, essa dor tende a se intensificar no frio, quando à maior tensão emocional ou esforço físico.

Outros sintomas que podem estar presentes na fibromialgia, são:

  • fadiga e rigidez muscular;
  • distúrbios do sono, associado à cansaço pela manhã;
  • dores de cabeça;
  • depressão, ansiedade, irritabilidade e alterações de humor;
  • comprometimento cognitivo (memória, atenção…);
  • síndrome do intestino irritável.

O diagnóstico de fibromialgia deve ser feito por um médico. Como não há um exame específico para diagnosticar a fibromialgia, o profissional irá avaliar a condição da dor, quais e quantos pontos de dor existem, os chamados "tender points", além das outras manifestações clínicas.

Aproveite e veja também

Formas de tratamento para fibromialgia

A fibromialgia é considerada doença grave, pois envolve diversos sintomas físicos e psíquicos, além de não ter sua fisiopatologia bem definida - ou seja, hoje não se conhece totalmente os motivos pelos quais um paciente desenvolve a fibromialgia e quais os mecanismos fisiológicos envolvidos.

Esse aspecto torna o processo ainda mais desgastante para o paciente, que precisa lidar com os sintomas, sem ter um tratamento único. Além do mais, a fibromialgia não tem cura, o que pode abalar o emocional e piorar o quadro.

Por ser uma doença de causa ainda não totalmente conhecida, seu tratamento consiste no alívio das dores e melhora das condições de vida do paciente. 

Confira os principais autocuidados para fibromialgia: 

  • Tratamento medicamentoso: atualmente existem diversos remédios para fibromialgia, que visam sanar as dores crônicas e outras manifestações clínicas, como condições psicológicas, intestinais e distúrbios de sono.
  • Exercícios físicos: a prática da atividade física é muito importante no tratamento da fibromialgia. Os exercícios mais adequados são os aeróbicos, sem muita carga ou impacto, como pilates, dança, bicicleta ou esportes aquáticos, que também auxiliam no relaxamento e fortalecimento muscular.
  • Psicoterapia: cerca de ⅓ dos pacientes com fibromialgia sofrem de distúrbios psicológicos como depressão e ansiedade, além do mais, o convívio com a doença pode afetar a saúde mental do paciente, por isso o acompanhamento psicológico é muito importante.
  • Alimentação e suplementação: manter uma alimentação saudável também auxilia no tratamento da fibromialgia, pois o ganho de peso pode piorar as dores, além da manifestação da síndrome do intestino irritável se tornar mais propensa. Dentre os suplementos existentes, o magnésio dimalato, de acordo com estudo, pode auxiliar na redução da redução da dor crônica, fadiga, distúrbios do sono e ansiedade, características da fibromialgia. Além dele, a coenzima Q10 também demonstrou melhora nos sintomas clínicos da doença, conforme mostra um estudo.

Apesar de não possuir um tratamento específico para a causa, a fibromialgia possui diversos recursos terapêuticos para manejo e alívio dos principais sintomas. Através de uma combinação de terapias médicas, estilo de vida saudável, apoio emocional e gestão do estresse, aqueles que enfrentam a fibromialgia podem encontrar maneiras de lidar com os sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

Referências

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.