Carregando...

O que é bom para afta: 4 dicas de como tratar e prevenir

Quem nunca teve que lidar com uma dolorosa afta na boca? Apesar de comum, poucas pessoas sabem o que é bom pra afta e como preveni-la. A afta é caracterizada como uma lesão pequena que surge na boca por diversas causas. Entretanto, a afta é comumente associada com o consumo excessivo de alimentos ácidos.

Suas lesões são descritas na literatura científica como pequenas lesões ulceradas que, apesar de incômodas, geralmente cicatrizam sozinhas e somem logo após a primeira semana.

Entre todas as condições que afetam a cavidade oral, a afta sem dúvida é uma das mais comuns. De acordo com uma pesquisa, é estimado que 1 a cada 10 pessoas apresentam lesões na boca, como a afta. Por isso, saber o que é bom para a afta pode ser muito conveniente. Descubra a seguir!

O que fazer para acabar com a afta na boca?

Primeiramente, nem sempre um tratamento será necessário. Os sintomas são toleráveis e as lesões geralmente desaparecem da cavidade oral após uma semana.

Porém, caso o incômodo seja muito intenso, pode-se utilizar medicação oral para controle da dor e da inflamação, assim como também aplicar pomadas e géis na região. Dessa forma, é possível acelerar o processo de cicatrização e evitar complicações com as lesões presentes na boca.

Um enxaguatório bucal também pode ajudar a afta a melhorar mais rapidamente. Nesses casos, as versões sem álcool que contenham clorexidina na composição são mais adequadas. Sua ação antimicrobiana é muito útil para evitar a proliferação e o crescimento de microrganismos na região lesionada.

E, caso os remédios para dor e controle da inflamação não sejam suficientes, pode-se apostar em outras classes de fármacos para ajudar no alívio dos sintomas.

Cuidados com a afta na boca

Segundo estudos, existem algumas orientações que devem ser seguidas caso se note a presença da afta na boca, como:

Alimentação

Se sabe que o consumo de alimentos muito ácidos como refrigerantes, abacaxi, limão, laranja ou bebidas alcoólicas, pode ser uma das causas para o surgimento dessas lesões ulceradas. Por isso, é preciso evitá-los enquanto a afta estiver latente na boca. 

Além dos alimentos ácidos, é ideal evitar outros alimentos que podem machucar ou irritar ainda mais a mucosa oral, como pimenta e salgadinhos crocantes. Alimentos muito quentes também podem ser fatores de agravamento para a afta.

Higiene oral

É importante reforçar a higiene oral para evitar o acúmulo de bactérias e outros microrganismos no local da ferida. Por mais que a escovação possa incomodar devido à sensibilidade da lesão, é preciso escovar bem os dentes para evitar o surgimento de mais lesões na gengiva ou, então, de novas aftas.

Como tratar afta na boca

Geralmente, as lesões provocadas pela afta cicatrizam sozinhas em uma semana. Ou seja, na maioria dos casos, não é necessário um tratamento específico para que a lesão da afta cicatrize por completo.

Entretanto, é possível aliviar os sintomas dolorosos por meio de géis, enxaguantes bucais ou pomadas específicas, que tenham analgésicos, anti-inflamatórios ou anestésicos na composição. Outra proposta é o uso da laserterapia, que tem sido também bastante promissora para o tratamento da lesão — como mostra um estudo.

Outra forma de tratamento para a lesão da afta está nos medicamentos sistêmicos. Nesse contexto, um estudo mostra que o uso de remédios que combatem a inflamação e a dor são úteis no controle dos sintomas e na cicatrização da afta. Dito isso, há 4 formas principais de se tratar a afta, são elas:

 

  • uso de pomadas ou géis na região;
  • laserterapia para cicatrização;
  • medicamentos para controle da dor e da inflamação;
  • uso de enxaguatórios orais sem álcool.

Caso a lesão não desapareça da boca após duas semanas, é necessário ir ao cirurgião-dentista para verificar a situação.

Aproveite e veja também

Quais prevenções para não ter afta

Entender o que é bom para afta pode ser importante, entretanto saber como prevenir é mais ainda. Porém, antes de saber quais são as instruções de prevenção que se deve adotar, é necessário compreender o que pode causá-la.

Há possíveis fatores que podem favorecer o desenvolvimento da afta, além do consumo de alimentos ácidos. Isso inclui:

  • sistema imunológico comprometido;
  • traumas mecânicos, como, por exemplo, durante a escovação;
  • estresse e ansiedade;
  • alterações hormonais;
  • higiene oral inadequada;
  • deficiência de nutrientes, como vitaminas e minerais.

De modo geral, as lesões de afta podem ter origem na alimentação e sistema imunológico — que pode estar debilitado em algumas situações. Nesse contexto, há 4 orientações importantes para prevenir o desenvolvimento da afta:

  • manter uma dieta saudável e adequada;
  • realizar uma boa higiene bucal no dia a dia;
  • ter um bom cuidado com a saúde, de uma forma geral;
  • evitar consumo de álcool, alimentos ácidos e cigarro em excesso.

A suplementação com nutrientes que apoiam a imunidade também podem ajudar nisso. Alguns estudos científicos relatam que os micronutrientes mais necessários para manter a imunocompetência incluem vitaminas A, C, D, E, B2, B6 e B12, ácido fólico, betacaroteno, ferro, selênio e zinco. O Immunity Guard, por exemplo, reúne justamente essas vitaminas e minerais que podem auxiliar a função imune, tais como:

  • beta-glucana;
  • cúrcuma;
  • vitamina A;
  • vitamina C;
  • selênio;
  • zinco.

Ou seja, se a afta pode se desenvolver mais facilmente em situações de imunidade enfraquecida, um ponto chave para evitá-la é fortalecer o sistema imunológico. Isso se dá através da alimentação, sono, manejo do estresse e suplementação dos nutrientes que estão deficientes no organismo. Entretanto, conforme um estudo, a dieta sozinha pode ser insuficiente e a suplementação de micronutrientes específicos pode ser necessária.

Em resumo, procure se prevenir das aftas cuidando da sua imunidade!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.