O que comer depois do treino? 9 dicas de lanches saudáveis
O que é alimentação esportiva?
Saiba mais sobre
CHLORELLA
A Chlorella é uma microalga verde com uma composição nutricional incrível, repleta de diversas vitaminas, minerais e compostos bioativos. Ela é um dos superalimentos da natureza que mais contém clorofila, sendo que diversos estudos científicos já mostraram os benefícios dela para o auxílio no detox corporal. A Chlorella em cápsulas ou tablets da Ocean Drop é uma forma segura e prática para o consumo.
Por que é necessário comer após o treino?
Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de musculação ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.
Preciso comer logo após o treino?
Não é necessário comer em seguida, ou seja, minutos após sair do treino. No entanto, é interessante que isso não demore muito também, como horas, para que você não se sinta cansado e consiga atingir seu objetivo. Existem suplementos vitamínicos de fácil preparo e ingestão para que você não corra o “perigo” de ficar horas sem comer após o treino.
Quais são as consequências de não comer após a prática de atividade física?
Uma pessoa que não se alimenta corretamente após a prática de atividade física pode sofrer graves consequências, como:
- desnutrição;
- catabolismo muscular, também conhecido como perda de massa magra;
- lesões musculares, como contraturas e estiramentos;
- lesões ósseas, incluindo fraturas e predispondo à osteoporose;
- cansaço constante.
Quanto e o que comer no pós-treino?
Após o exercício físico, é muito comum as pessoas questionarem “o que eu posso comer depois do treino?” A resposta, na verdade, dependerá do objetivo de cada um, que pode ser emagrecimento ou ganho de massa, por exemplo.
O que eu posso comer depois do treino para ganhar massa muscular?
O que comer depois do treino para emagrecer?
Melhores alimentos pós-treino
Nutrientes pós-treino
Opções de alimentos pós-treino
Se não souber o que comer depois do treino, é importante ter noção de quais alimentos podem se encaixar nessa situação. Confira:
1. Ovos
2. Suco de laranja
3. Quinoa
A quinoa é uma ótima fonte de carboidratos complexos, ou seja, é ótima para reposição de glicogênio.
Além disso, a quinoa também é uma boa opção de o que comer depois do treino, pois é fonte de proteína vegetal, importantes para o processo de recuperação do tecido muscular agredido após a prática esportiva.
4. Salmão
Rico em proteínas e gorduras do tipo ômega-3, o salmão auxilia na recuperação muscular e proteção de todo o sistema cardiovascular do praticante de atividade física.
5. Banana
Fonte de carboidrato, a banana auxilia na reposição do glicogênio, além de ter grande importância na restauração de regulação de fluídos, uma vez que possui bastante potássio e magnésio em sua composição.
Para obter uma melhor absorção de magnésio, o ideal é consumi-lo na forma de magnésio quelato, que é uma forma de magnésio ligada a um aminoácido.
6. Leite
Rica fonte de proteínas, o leite é um alimento que pode ser largamente utilizado quando o assunto é recuperação muscular e prevenção de lesões ósseas. Também é amplamente conhecido como uma excelente fonte de cálcio.
7. Aveia
A aveia é um cereal rico em carboidratos e também em proteínas vegetais. A dúvida: é melhor comer aveia antes ou depois do treino? O uso da aveia pós-treino auxiliará o esportista a restaurar os seus níveis de glicogênio e, devido à sua alta composição proteica, acelerar a recuperação de tecidos. No entanto, antes ajudará a oferecer energia gradualmente.
8. Suco de abacaxi
O abacaxi é fonte de bromelina, anti-inflamatório natural capaz de amenizar contusões e lesões. Ainda, é rico em carboidrato – importante para restaurar glicogênio, e vitamina C, potencializando a imunidade do indivíduo que o utilizar como alimento pós-treino.
9. Suco verde
O suco verde é uma boa opção de alimento pós treino, pois além de ser refrescante, ele é repleto de minerais e vitaminas que auxiliam na recuperação do Corpo. Sua composição de frutas e vegetais contribui para restaurar a energia. Além disso, é rico em vitamina C que potencializa a imunidade e ajuda na hidratação.
Aproveite e veja também
A importância de ter uma alimentação adequada
Gostou do artigo?
É uma verdadeira revolução da nutrição! Não perca mais tempo e comece a utilizar a Chlorella como um aliado no seu pós-treino agora!