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Conheça o melhor do magnésio para ansiedade e depressão

Quem diria que um mineral teria tamanha relevância em transtornos psiquiátricos? É isso mesmo! O magnésio é conhecido como cofator essencial em muitas reações enzimáticas envolvidas no metabolismo energético e na síntese de neurotransmissores. Esse mineral desempenha um papel fundamental na transmissão nervosa, na atividade dos sistemas psico neuroendócrinos e nas vias associadas à fisiopatologia da depressão e da ansiedade. Além disso, a falta de magnésio pode causar danos neuronais que contribuem para a manifestação desses transtornos psiquiátricos. Veja a seguir como o magnésio pode ajudar a aliviar ansiedade e depressão.

Magnésio: um mineral essencial

Apesar desse mineral ser mais conhecido por atuar no sistema esquelético, muito além do magnésio ser importante para os ossos, ele é fundamental para diversas outras funções do corpo, como:

  • regulação da contração muscular (incluindo a do coração);
  • metabolismo da insulina;
  • pressão sanguínea;
  • transmissão nervosa ideal;
  • coordenação neuromuscular;
  • proteger as células neuronais contra excitotoxicidade (excitação excessiva que leva à morte celular).

Devido às suas importantes atribuições no sistema nervoso, o magnésio tem potencial para auxiliar na prevenção e como adjuvante do tratamento de distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

O fato é que cérebro precisa de magnésio para funcionar plenamente. Nesse contexto, estudos revelam que a carência desse mineral tem sido observada em vários distúrbios neurológicos como epilepsia, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral, bem como em condições comórbidas de ansiedade e depressão.

Uma relação entre o status de magnésio e a ansiedade é evidente em estudos em humanos, pois esse mineral está envolvido em vários processos fisiológicos no sistema psico-neuro endócrino. Ademais, o magnésio modula o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) que, segundo estudos, ajuda a regular sentimentos de estresse e ansiedade.

Frequentemente comórbida com a ansiedade, a depressão pode se manifestar quando os requisitos neuronais de magnésio não são atendidos. No entanto, é importante ressaltar que trata-se de um transtorno de causas multifatoriais em que a falta de magnésio é apenas um dos fatores que contribuem para o seu desenvolvimento.

Embora existam diversas terapias farmacológicas e não farmacológicas para depressão, a ingestão dietética de magnésio pode ser um importante tratamento adjuvante. Foi proposto em um estudo que a restauração do equilíbrio de magnésio em pacientes com depressão provocou efeitos antidepressivos, protegendo as estruturas cerebrais associadas à depressão.

Além de auxiliar em transtornos psiquiátricos, o magnésio ajuda na insônia também. Conforme estudos, a suplementação de magnésio parece melhorar os parâmetros subjetivos e objetivos de insônia e pode se tornar um instrumento útil no tratamento de distúrbios do sono.

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Melhor magnésio para ansiedade e depressão

A ingestão inadequada de magnésio pode facilmente predispor uma pessoa a vários problemas de saúde, incluindo aqueles relacionados a condições neurológicas. Nesse contexto, é relevante saber quais as fontes e quais tipos de magnésio podem ajudar na depressão e ansiedade.

Em todas as suas formas, o magnésio está ligado a outro composto químico conhecido como sais de magnésio. Há 8 principais tipos de magnésio:

  • Óxido de magnésio
  • Cloreto de magnésio
  • Sulfato de magnésio
  • Citrato de magnésio
  • Lactato de magnésio
  • Malato de magnésio
  • Glicinato de magnésio
  • Taurinato de magnésio

O óxido de magnésio, cloreto de magnésio e sulfato de magnésio são as formas mais popularmente comercializadas em suplementos de magnésio, incluindo aqueles de origem marinha. Um magnésio eficaz para transtornos psiquiátricos deve ser capaz de atravessar a barreira hematoencefálica protetora que envolve o cérebro. Com base em estudos, existem certas formas de magnésio que são mais biodisponíveis que outras, tornando-as melhores opções de recurso terapêutico.

Dito isso, o melhor tipo de magnésio para ansiedade e depressão deve atender aos seguintes critérios:

Ingredientes seguros
A composição do suplemento de magnésio deve conter ingredientes confiáveis, biodisponíveis, de alta qualidade, além da embalagem estar claramente rotulada com as informações necessárias exigidas por lei.

Dosagem
O suplemento deve indicar a dosagem de magnésio por cápsula que deve estar de acordo com as DRIs (Dietary Reference Intakes). A RDA (Recommended Dietary Allowances) para consumo de magnésio é de 300 mg a 420 mg por dia.

Biodisponibilidade
Prezar pela biodisponibilidade do suplemento de magnésio é priorizar a eficiência terapêutica do mineral no organismo. Como mencionado, há formas de magnésio mais biodisponíveis do que outras. Nesse contexto, o suplemento de magnésio dimalato da Ocean Drop combinou 3 tipos de magnésio: óxido de magnésio, bisglicinato de magnésio e o dimagnésio malato. O bisglicinato de magnésio e o dimagnésio de malato, são dois formatos quelatos do mineral que aumentam a biodisponibilidade do magnésio, facilitando o reconhecimento e absorção pelo organismo.

Ademais, tomar magnésio para depressão ou tomar magnésio para ansiedade, pode ser um recurso adicional que contribui para o tratamento medicamentoso atuando em sinergia para a melhora dos sintomas. A suplementação desse micronutriente quando bem indicada por um médico ou nutricionista pode prevenir e ajudar a tratar diversos problemas de saúde, incluindo os de ordem mental.

Você sabe como estão os seus níveis de magnésio?

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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