Atualizado em Dezembro de 2024
Criado por Joana Mazzochi - Nutricionista
Leaky gut: o que é, sintomas, causas e tratamento
Leaky gut é um termo utilizado para referir-se ao aumento da permeabilidade da parede intestinal, a qual precisa ter suas células bem coladinhas para evitar a passagem de substâncias indesejadas.
Quem possui leaky gut pode sofrer com sintomas gastrointestinais crônicos, como inchaço abdominal, diarreia e/ou constipação, além de sintomas extra intestinais, como dores de cabeça e articulares.
Entenda como tratar o leaky gut: suplementos, dieta e mudanças de hábitos necessários.
O que é leaky gut?
Leaky Gut, também conhecido como Síndrome do Intestino Permeável, refere-se ao aumento da permeabilidade intestinal, permitindo a entrada de substâncias e microrganismos no organismo e provocando maior ativação do sistema imunológico, levando à inflamação intestinal e sistêmica.
O intestino é uma das principais barreiras imunológicas do organismo. Aquilo que é consumido via oral (alimentos, bebidas, medicamentos) sempre passará pelo estômago e cairá no intestino, onde parte será absorvido e parte será excretado. Essa seleção do que entra e sai é fundamental para a proteção e manutenção da saúde.
Para que essa seletividade seja possível, o intestino precisa estar saudável e sua parede, íntegra. Essa integridade da parede intestinal acontece quando as células estão bem juntinhas umas das outras, formando uma barreira protetora que impede a passagem de qualquer coisa que não deva entrar na corrente sanguínea. Essa estrutura é conhecida como tight junction.
Por outro lado, quando há problemas nessa barreira intestinal, as células “afrouxam” os espaços entre si, dando passagem para compostos tóxicos entrarem na corrente sanguínea.
Para combatê-los, o sistema imunológico é ativado, aumentando o grau de inflamação. Se o intestino não for tratado a tempo, essa condição persiste e a inflamação torna-se crônica.
Leaky Gut: Sintomas
Os primeiros sinais do Leaky Gut são sentidos no intestino, mas, com o tempo, a inflamação se espalha para outras partes do corpo, fazendo com que os sintomas evoluam de maneira sistêmica.
- dor e desconforto abdominal;
- inchaço abdominal;
- excesso de gases;
- fadiga e indisposição;
- alteração no trânsito intestinal, podendo ser padrão diarreia, constipação ou alternado;
- falta de apetite;
- desnutrição e perda de peso;
- intolerância secundária à lactose;
- dores articulares e de cabeça.
Causas
Diversas podem ser as causas do surgimento do Leaky gut, acompanhe as principais:
Maus hábitos alimentares
A principal causa da Síndrome de Leaky gut está nas más escolhas alimentares no dia a dia. Ter como base alimentar comidas ultra processadas, ricas em gordura saturada, açúcar e sódio, com baixo valor nutricional e alta em compostos pró inflamatórios, desgasta constantemente a barreira protetora do intestino e promove danos à células intestinais.
Alergias e intolerâncias alimentares
A presença de Leaky gut no intestino também está fortemente associada a intolerâncias alimentares e, ainda mais, a alergias alimentares. Em ambas as condições, o indivíduo apresenta uma rejeição ao consumo de determinados alimentos ou grupos alimentares, como glúten e lactose, fazendo com que o intestino sofra cada vez que entra em contato com o alimento em questão.
Caso não haja uma dieta de exclusão total desses alimentos, cada vez que houver o consumo, o intestino inflamará mais e mais, enfraquecendo sua barreira de proteção e abrindo brecha para o desenvolvimento de Leaky gut.
Uso de antibióticos
O uso de antibióticos mata não apenas as bactérias patogênicas, mas as bactérias benéficas à saúde. O intestino é repleto de bactérias, uma população tão grande que recebe o nome de microbiota intestinal e tem o poder de influenciar em inúmeros aspectos não apenas intestinais, como sistêmicos, que vão desde saciedade, peso e imunidade.
Caso haja uso prolongado ou abusivo de antibióticos sem a reposição com probióticos, a proteção intestinal atribuída a tais bactérias reduz drasticamente, podendo levar ao desencadeamento de Leaky gut.
Intoxicação alimentar
Da mesmo forma que o uso de antibióticos acaba com a saúde e integridade intestinal, a intoxicação alimentar pode repovoar a microbiota com uma quantidade significativa de bactérias ruins, causando aumento da permeabilidade e inflamação local. A depender do contexto, intoxicações alimentares podem ser gatilho para o desenvolvimento de Síndrome do Intestino Irritável.
Doenças Inflamatórias Intestinais e Síndrome do Intestino Irritável
A Leaky gut ainda pode ser consequência de uma condição clínica, como Doenças Inflamatórias Intestinais ou Síndrome do Intestino Irritável. Em ambos os casos, os períodos de atividade da doença levam a perturbações gastrointestinais que, geralmente, aumentam a permeabilidade intestinal.
Aproveite e veja também
Como é feito o diagnóstico?
Não existe um exame específico para diagnosticar Leaky Gut. O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas clínicos, geralmente feito por um gastroenterologista.
Além disso, o médico pode realizar outros exames, como exames de sangue, colonoscopia, testes de calprotectina e teste de hidrogênio expirado, para investigar as possíveis causas do aumento da permeabilidade intestinal.
Como tratar Leaky Gut?
O tratamento para Leaky gut dependerá se há outras condições clínicas associadas. De maneira geral, mudanças no estilo de vida e adoção de uma dieta saudável costumam ser suficientes para tratar a permeabilidade intestinal e melhorar os sintomas.
A dieta para Leaky gut será personalizada com base no diagnóstico de cada paciente. É importante excluir temporariamente alimentos que contribuem para a inflamação e aumento da permeabilidade, como açúcar e ultraprocessados, além de evitar alimentos que o paciente apresenta intolerância, como glúten, lactose e alimentos ricos em FODMAPs.
Conforme o tratamento avança, outras estratégias podem ser implementadas para ajudar na recuperação. Como a inclusão de fibras prebióticas, para auxiliar na recuperação da saúde do intestino e melhorar o seu funcionamento * *, suplementos probióticos, para repovoar a microbiota com bactérias benéficas, e a Glutamina * * *, que funcionará para nutrir as células do intestino e reduzir a permeabilidade.
Outra abordagem útil é o uso de suplementos anti-inflamatórios, como resveratrol, cúrcuma e ômega 3, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a reduzir os sinais de inflamação intestinal. Além disso, o ômega 3 melhora a microbiota intestinal, promovendo o aumento de bactérias benéficas no intestino. *
Referências
- PEDROZO, Maria Claudia Fumelli Monti; ROLIM, Sabrina Santana. Influência da suplementação de prebióticos e probióticos sobre a inflamação e a permeabilidade intestinal na desnutrição. 2022. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Nutrição) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.
- van der Schoot A, Drysdale C, Whelan K, Dimidi E. The Effect of Fiber Supplementation on Chronic Constipation in Adults: An Updated Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Am J Clin Nutr. 2022 Oct 6;116(4):953-969.
- Frei, Remo; Akdis, Mübeccel; O’Mahony, Liam (2015). Prebiotics, probiotics, synbiotics, and the immune system: experimental data and clinical evidence. Current Opinion in Gastroenterology, 31(2):153-158.
- Fu Y, Wang Y, Gao H, Li D, Jiang R, Ge L, Tong C, Xu K. Associations among Dietary Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids, the Gut Microbiota, and Intestinal Immunity. Mediators Inflamm. 2021 Jan 2;2021:8879227
- Gelisk Pereira, I., & Rodrigues Ferraz, I. A. (2017). Suplementação de glutamina no tratamento de doenças associadas à disbiose intestinal. Revista Brasileira De Saúde Funcional, 5(1), 46.
- Kim MH, Kim H. The Roles of Glutamine in the Intestine and Its Implication in Intestinal Diseases. Int J Mol Sci. 2017 May 12;18(5):1051.
- Achamrah N, Déchelotte P, Coëffier M. Glutamine and the regulation of intestinal permeability: from bench to bedside. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2017 Jan;20(1):86-91.
Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.
Criado em 13 de Dezembro de 2024