Carregando...

Diástase abdominal em homem: o que é, sintomas e como tratar

Apesar de mais propensa a acontecer em mulheres, devido à gestação, a diástase abdominal em homem também existe e pode ser mais comum do que se imagina. A diástase abdominal masculina apresenta sinais e diagnóstico bem definidos, e pode ser tratada para melhorar o aspecto abdominal.

Entenda a seguir sobre diástase em homens, sintomas, causas e tratamentos.

O que é diástase?

A diástase abdominal em homens, assim como em mulheres, se dá pelo afastamento dos músculos da linha medial do abdômen, chamados músculos do reto abdominal. Na linha do reto abdominal fica a junção dos músculos abdominais e, quando há a separação dessas linhas, criando um espaço nesse local, temos a chamada diástase abdominal em homens.

A barriga com diastase em homens decorre de uma fraqueza da parede abdominal, além do alargamento e diminuição da espessura dessa “linha” que divide o abdômen.
Entenda melhor quais as causas por trás da diástase abdominal em homens.

Causas da diástase abdominal em homens

Enquanto a causa mais comum de diástase abdominal nas mulheres é a gestação, as causas da diástase abdominal em homens não são muito divulgadas e, por isso, muitos homens não sabem dos possíveis riscos. Por isso, é importante entender as principais causas que levam à diástase abdominal em homens:

1. Sobrepeso e obesidade

Especialmente o acúmulo de gordura abdominal, também chamada obesidade central ou gordura visceral, é uma importante causa da diástase abdominal em homens. A maior concentração de gordura na região do abdômen é uma característica do corpo masculino e, conforme ocorre o envelhecimento, essa tendência fica mais forte.

Esse excesso de peso na região da barriga, resulta em maior pressão abdominal, provocando a separação muscular. Com isso, ocorre a diástase abdominal em homens.

2. Genética

Sim, a carga genética também pode apontar para uma maior predisposição ao desenvolvimento de diástase abdominal em homens. Porém, com bons hábitos alimentares, exercícios físicos e controle de peso, é possível reverter esse quadro. Uma forma de saber se existe genética para diástase abdominal em homens é observar se os pais apresentam essa disfunção.

3. Levantar peso ou fazer exercícios de musculação de forma incorreta

Seja realizando exercícios físicos na academia, seja carregando peso no trabalho, há maiores chances de desenvolvimento de diástase abdominal em homens quando esses movimentos são feitos com uma postura incorreta ou com pouco controle abdominal. Apesar dos exercícios físicos serem muito importantes para evitar e tratar diástase abdominal em homens, quando feitos de forma errada, podem piorar ou ativar o quadro.

A diástase abdominal no homem é diferente da diástase na mulher?

Os sintomas, sinais e tratamento para ambos são muito similares, assim como a diástase é uma condição igual para homens e mulheres. Porém, o que difere a diástase abdominal em homens e mulheres é a causa.

Enquanto a diástase abdominal em mulheres ocorre muito mais por conta das alterações ocasionadas pela gestação - como movimentação dos órgãos internos, crescimento do feto, alargamento da região do tronco, a diástase abdominal em homens ocorre, principalmente, pela maior tendência ao acúmulo de gordura abdominal. A gordura do abdômen exerce pressão sobre os músculos abdominais e causa a separação destes - provocando a diástase abdominal em homens.

Aproveite e veja também

Sintomas e diagnóstico da diástase abdominal

Apesar de não ser uma condição grave, a diástase abdominal em homens pode trazer desconforto físico e incomodar esteticamente. Alguns sintomas que podem estar presentes no quadro de diástase abdominal em homens, são: 

  • constipação intestinal;
  • dificuldade de fazer o movimento de contração para defecar;
  • dor nas costas e lombar;
  • sensação de instabilidade ao tentar contrair o abdômen.

Além desses sintomas, dependendo do caso, há como sentir o espaço ao colocar os dedos pressionados contra a parede abdominal. Porém, mesmo apresentando todos os sinais de diástase abdominal em homens, é necessário consultar um médico para o correto diagnóstico.

Como tratar a diástase abdominal masculina

Existem algumas formas de como tratar a diástase abdominal masculina. A forma menos invasiva é por meio de mudanças do estilo de vida, que invariavelmente terão que fazer parte do tratamento mesmo se o indivíduo optar pelo tratamento cirúrgico. 

Dentro dessas mudanças de hábitos, a dieta é extremamente importante caso o excesso de gordura seja o motivo da diástase abdominal. Uma alimentação focada em emagrecimento, com acompanhamento nutricional, irá auxiliar no tratamento da recuperação da diástase abdominal em homens.

Juntamente à melhora da alimentação, incluir exercícios físicos de correção postural e fortalecimento muscular é fundamental no tratamento da diástase abdominal em homens. A construção e manutenção da musculatura, por meio de exercícios para diástase, será foco no tratamento.

Para auxiliar na recuperação muscular abdominal, a inclusão de suplementos alimentares pode ser vantajosa, como é o caso da Creatina, que, de acordo com estudos, auxilia na manutenção e ganho de força e massa muscular.

Por fim, em casos extremos de diástase abdominal em homens, a abdominoplastia é o recomendado. Trata-se de uma cirurgia de diástase, onde a pele é levantada ao longo do abdômen e os músculos são aproximados. Para esses casos, apenas o médico poderá avaliar a necessidade e encaminhar para a cirurgia.

Assim como para as mulheres, é importante que os homens busquem orientação médica e profissional em casos de diástase abdominal em homens. Um plano de tratamento personalizado, envolvendo exercícios específicos e mudanças no estilo de vida, pode ajudar a fortalecer os músculos abdominais e melhorar a função e estética da região.

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.