Carregando...

Entenda os benefícios da creatina para bariátricos

Quem já passou por uma cirurgia bariátrica sabe que o pós-operatório é acompanhado de grandes desafios. Diversas adaptações na dieta e estilo de vida precisam acontecer para garantir a recuperação adequada e principalmente a manutenção de resultados sustentáveis. 

Entre as várias estratégias, a suplementação de creatina para bariátricos tem sido considerada uma opção promissora para auxiliar na melhoria da composição corporal, recuperação muscular e performance física em indivíduos submetidos a essa cirurgia.

Descubra a seguir quais são os potenciais benefícios da creatina para quem fez bariátrica, e como esse suplemento pode ser integrado de maneira segura e eficaz na rotina de quem passou por esse procedimento cirúrgico.

Melhores suplementos para quem fez bariátrica

O corpo passa por várias mudanças depois de uma cirurgia bariátrica, não apenas em peso, mas também na forma como absorve nutrientes. Por isso, a suplementação é uma parte crucial do processo de recuperação e manutenção da saúde a longo prazo. 

Estudos revelam que entre os principais e melhores suplementos para quem fez bariátrica se destacam: 

Multivitamínicos

Fornecem uma gama completa de vitaminas e minerais necessários após a cirurgia bariátrica.

Vitamina B12

A cirurgia bariátrica pode afetar a capacidade do corpo de absorver a vitamina B12 e, essa é uma vitamina crucial para a saúde do sistema nervoso e para a produção de células vermelhas do sangue. Sua falta pode causar anemia megaloblástica. 

Ferro

O ferro é vital para o transporte de oxigênio no corpo e para a prevenção da anemia. A absorção de ferro pode ser significativamente reduzida após a cirurgia bariátrica. Suplementos de ferro, muitas vezes combinados com vitamina C para melhorar a absorção, podem ser recomendados.

Cálcio e Vitamina D

A suplementação com cálcio e vitamina D é importante para a saúde óssea, especialmente após a cirurgia bariátrica, que pode aumentar o risco de osteoporose.

Suplementos de proteína

A proteína é fundamental para a cicatrização de feridas, a recuperação pós-cirúrgica e a manutenção da massa muscular. Como a capacidade de consumir grandes quantidades de alimentos ricos em proteínas é limitada após a cirurgia, suplementos de proteína em pó podem ser úteis. 

Creatina

Após a cirurgia bariátrica, a rápida perda de peso pode levar à perda de massa muscular juntamente com a gordura. A creatina, conhecida por seus benefícios no aumento e manutenção da massa muscular, pode ajudar a minimizar essa perda.

Para que serve a creatina pós bariátrica

Como para qualquer pessoa, a creatina pós bariátrica serve para apoiar a recuperação muscular e a performance física,  ajudando a minimizar a perda de massa muscular que frequentemente acompanha a rápida perda de peso desses pacientes. Além disso, pode contribuir para a melhoria da força e resistência durante o exercício e auxiliar na regulação do metabolismo de glicose. Por isso muitos usam a  creatina para emagrecer.

Esses fatores tornam o suplemento de creatina uma ferramenta valiosa para maximizar os resultados da cirurgia, melhorando a composição corporal e a funcionalidade física geral. Confira a seguir quais são os benefícios específicos da creatina para quem passou pela bariátrica.

Benefícios da creatina para quem fez bariátrica

1. Apoio à Recuperação Muscular

Após a cirurgia bariátrica, a rápida perda de peso pode levar à perda de gordura e também a perda de massa muscular. A creatina, conhecida por seus benefícios no aumento e manutenção da massa muscular, pode ajudar a minimizar essa perda conforme estudos indicam. 

2. Melhora da Performance Física

A capacidade da creatina de aumentar a energia disponível para os músculos pode ser particularmente benéfica para pacientes pós-bariátricos. Ao melhorar a performance durante atividades de alta intensidade e curta duração, estudos apontam que a creatina permite treinos mais efetivos, o que é crucial para a perda de peso sustentável.

3. Suporte Metabólico

Em estudos científicos, a creatina também tem sido associada a melhorias na regulação do metabolismo de glicose, o que pode ser benéfico para pacientes pós-bariátricos, muitos dos quais têm resistência à insulina ou diabetes tipo 2. Ao melhorar a gestão da glicose, a creatina para bariátricos pode ajudar a otimizar o metabolismo energético e apoiar a manutenção da saúde metabólica.

  • lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
  • lipólise: quebra da gordura;
  • β-oxidação lipídica: queima de gordura.

Aproveite e veja também

Melhor creatina para bariátricos

Existem diversos tipos de creatina e, considerando as alterações gastrointestinais que ocorrem após a operação, a escolha da melhor creatina para bariátricos deve ser orientada por critérios de qualidade, pureza e, sobretudo, pela facilidade de digestão e absorção.

Nesse contexto, a creatina monohidratada é frequentemente recomendada devido à sua alta biodisponibilidade e tolerabilidade comprovada. A creatina para bariátricos do tipo monohidratada pode ser mais fácil de digerir e absorver para alguns pacientes facilitando sua dissolução e absorção no organismo.

É importante destacar que a suplementação deve ser personalizada e acompanhada por um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico, que possa considerar as especificidades de cada caso, incluindo a capacidade de absorção do paciente, necessidades nutricionais, objetivos de saúde e possíveis interações com outros suplementos ou medicamentos. 

Além disso, avaliar a qualidade do produto é crucial! Portanto, optar por marcas renomadas que garantam a pureza e a ausência de contaminantes é essencial para evitar complicações e maximizar os benefícios da suplementação com creatina.

Texto escrito por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.