Carregando...

Saiba como usar o açafrão para dores nas articulações

Consumir o açafrão para aliviar dores nas articulações é um conhecimento que remonta os tempos antigos da medicina fitoterápica. Embora seja conhecido por seu papel na culinária, o açafrão é também um ingrediente essencial para prevenir e tratar problemas de articulação.

Com o avanço da medicina fitoterápica, o açafrão ganhou destaque e foi objeto de vários estudos científicos. Além de ser um excelente tempero, o açafrão é um forte aliado no combate a diversas condições que podem afetar o organismo humano. Assim, essa raiz pode ser uma grande aliada no tratamento de dores nas articulações, e é importante saber como utilizá-la para combater a inflamação.

Se você deseja saber mais sobre como o açafrão pode ajudar o organismo e como deve ser consumido no dia a dia, acompanhe este artigo!

Por que o açafrão ajuda a aliviar as dores articulares

Diversos estudos científicos mostram que o açafrão é um grande aliado no combate às dores de articulação devido à presença de curcumina. A curcumina é a substância responsável pela coloração laranja do curry e é conhecida por suas potentes propriedades anti-inflamatórias. 

De acordo com estudos, o açafrão pode ser utilizado para reduzir a dor e o inchaço, além de prevenir ou diminuir os danos causados pelo estresse oxidativo. Por isso é tão importante aprender a utilizar o açafrão para aliviar dores nas articulações.

Além disso, a cúrcuma é rica em micronutrientes importantes para diversos processos e sistemas do corpo como potássio, vitamina C e vitamina B6.

Como usar açafrão para dores nas articulações

O açafrão pode ser utilizado de diversas maneiras para ajudar no alívio das dores articulares. Aqui estão algumas formas de utilizá-lo:

  • Adicionar açafrão à comida: o açafrão é um tempero muito utilizado na culinária e pode ser adicionado a pratos como arroz, frango, sopas e molhos. 

  • Beber chá de açafrão: o chá do pó de cúrcuma tem um sabor incomparável.

  • Usar suplementos de açafrão: existem diversos suplementos de açafrão disponíveis no mercado em forma de cápsulas, comprimidos ou extratos líquidos.

No contexto dos suplementos, há aqueles específicos para articulações, como por exemplo o Artimax. Além do açafrão, o Artimax possui outros nutrientes que podem auxiliar nos seguintes aspectos:

  • formação de colágeno;

  • combate os radicais livres que afetam os ossos;

  • melhora do funcionamento muscular;

  • auxílio à manutenção óssea.

Aproveite e veja também

Para quem é recomendado o consumo de açafrão

Devido às suas propriedades, o açafrão é comumente indicado para pessoas que sofrem com problemas decorrentes de processos inflamatórios, como por exemplo, as condições que acometem as articulações:

  • artrose;

  • artrite reumatoide;

  • osteoartrose;

  • gota.

No campo da prevenção, estudos relatam que o açafrão atua na inibição dos danos causados pelos radicais livres, que são moléculas associadas a diversas doenças e envelhecimento. Um outro estudo destaca 4 condições que podem se beneficiar com o uso do açafrão:

  • artrite;

  • catarata;

  • câncer;

  • envelhecimento precoce.

Mulheres em período de tensão pré-menstrual também podem aproveitar das vantagens do açafrão. De acordo com um estudo, o açafrão pode ajudar a amenizar os sintomas de irritabilidade, cólica entre outros clássicos da TPM.

Outro público que se beneficia com o consumo de açafrão são os praticantes de atividades físicas. Existem estudos mostrando que a curcumina possui uma ótima resposta em relação à recuperação muscular, diminuição de dores após o exercício e fadiga.

Outro benefício do açafrão é em relação à saúde psíquica. Conforme um estudo, o consumo de açafrão influencia positivamente no tratamento da depressão e ansiedade devido à presença de safranal e crocina.

De fato, saber como usar o açafrão para dores nas articulações promove um benefício para o organismo de forma geral. Mas será que qualquer pessoa pode consumir?

Cuidados e contraindicações

Entender como usar o açafrão para dores nas articulações envolve alguns cuidados básicos. O cuidado mais importante é evitar comprar suplementos de cúrcuma de qualidade duvidosa.O segundo cuidado é ter atenção para não exceder a dose, pois em altas quantidades o açafrão pode causar efeitos desagradáveis, como:

  • diarreia;

  • náusea;

  • problemas intestinais;

  • hipotensão;

  • aumento do fluxo menstrual.

O açafrão é contraindicado para gestantes, crianças menores de 12 anos e mulheres em fase de amamentação. Pessoas com problemas na vesícula biliar ou alérgicos também devem evitar consumir cúrcuma.

Essas são as principais informações sobre como usar açafrão para dores nas articulações. Seja através do suplemento Artimax ou com o açafrão natural, essa raiz tem um excelente potencial para auxiliar as articulações e outros sistemas do corpo.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.