Carregando...

Como diminuir celulite? 8 dicas simples para te ajudar

Todas as mulheres têm e a maioria se incomoda com isso. Caracterizada pelo aspecto "casca de laranja" a celulite é resultado da combinação de fatores genéticos, hormonais e de estilo de vida. Embora seja natural e não represente um risco à saúde, muitas pessoas buscam maneiras de reduzir a celulite para se sentirem mais confiantes. 

Se esse é o seu caso, você definitivamente não está sozinha! E existem, sim, estratégias que você pode usar se está buscando formas como diminuir celulite. Neste artigo, vamos explorar 8 dicas práticas e acessíveis que podem ajudar a amenizar a celulite para fazer você se sentir mais confiante.

O que gera a celulite?

A celulite nada mais é do que um efeito visual na pele provocado pelo acúmulo de gordura. Ela é caracterizada pela aparência de protuberâncias e depressões na pele, frequentemente nas áreas das coxas, nádegas, abdômen e quadris. 

Várias causas e fatores contribuem para o desenvolvimento da celulite, e é importante entender esses elementos para lidar eficazmente com o problema! Alguns dos principais fatores que podem contribuir seu aparecimento são:

  • genética;
  • hormônios;
  • estilo de vida;
  • idade;
  • peso;
  • uso de roupas apertadas.

Como saber o grau da celulite?

O grau da celulite geralmente é avaliado por profissionais de saúde ou esteticistas usando uma escala que varia de 0 a 3 ou de 1 a 4, dependendo do sistema de classificação utilizado. Esta escala ajuda a determinar a gravidade e a orientar como diminuir a celulite:

  • no grau 0, não há nenhum sinal de celulite visível, mesmo quando a pele é pressionada ou comprimida;
  • no grau 1, a celulite não é visível a olho nu, mas quando a pele é apertada, podem ser observadas pequenas ondulações;
  • já no grau 2, a celulite é visível quando você está em pé, mas não quando está deitada. As protuberâncias e depressões são mais evidentes e podem ser notadas sem a necessidade de pressionar a pele;
  • por último, no grau 3, a celulite é claramente visível. Neste estágio, as protuberâncias e depressões na pele são mais profundas e podem ser acompanhadas de flacidez.

8 dicas de como diminuir celulite

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar quem está buscando formas de como diminuir celulite, ou como tratar celulite:

  • emagreça através de uma alimentação saudável: perder gordura é algo primordial quando o objetivo é diminuir celulite. Procure consumir alimentos ricos em fibras, frutas, vegetais e proteínas magras. Evite o excesso de sal, açúcar refinado, refrigerantes e gorduras saturadas, e beba bastante água;
  • adicione colágeno a sua dieta: estudos apontam que o Colágeno pode contribuir para uma pele bem hidratada e com mais elasticidade. Isso ajuda a melhorar a aparência da pele e torná-la mais bonita;
  • exercícios: incorporar atividades físicas regularmente ajuda a queimar gordura, tonificar os músculos e melhorar a circulação sanguínea, uma boa forma de como diminuir celulite;
  • massagens: massagens regulares podem melhorar a circulação sanguínea e linfática, o que pode reduzir a aparência da celulite;
  • escovação a seco: escovar a pele a seco com uma escova de cerdas naturais antes do banho pode melhorar a circulação e a drenagem linfática, reduzindo a aparência da celulite;
  • manutenção de peso saudável: evitar o ganho de peso excessivo e manter um peso saudável pode ajudar a prevenir o agravamento da celulite;
  • vestuário adequado: evite roupas muito apertadas que possam restringir a circulação sanguínea e linfática;
  • cuide da pele: hidrate e faça uso de bons produtos na pele para manter a elasticidade. Produtos com ingredientes como ácido hialurônico e vitamina C podem ser benéficos.

Ou seja: a combinação de uma abordagem saudável para a alimentação, exercícios físicos e cuidados com a pele é o melhor tratamento para celulite! E, se você estiver considerando opções mais invasivas, consulte um profissional de saúde ou dermatologista para orientações específicas para o seu caso.

Aproveite e veja também

É possível acabar com a celulite?

Como mencionamos acima, existem inúmeras formas de como diminuir celulite. Mas é improvável que ela desapareça completamente. A maioria das formas de tratamento para celulite e flacidez nas pernas visa melhorar a textura da pele e reduzir a visibilidade das protuberâncias e depressões. Eles não são uma receita definitiva de como eliminar celulite.

O tratamento eficaz da celulite geralmente envolve uma combinação de estratégias, como uma dieta saudável, exercícios regulares, tratamentos tópicos, massagens, procedimentos médicos e a manutenção de um peso saudável. Para manter os resultados, muitas vezes é necessário manter uma rotina de cuidados a longo prazo. Isso pode incluir uma rotina mais ativa e a manutenção de uma boa alimentação.

Não esqueça: embora a celulite possa incomodar, é uma condição comum. Muitas pessoas convivem com ela, e é importante manter expectativas realistas em relação aos resultados dos tratamentos. Objetivos como diminuir celulite das pernas ou como diminuir celulite no glúteo devem sempre ser voltados a melhorar a aparência da pele e a sua autoestima, em vez de buscar a eliminação completa.

Melhora da sensibilidade à insulina

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

 

Conteúdo revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.