Carregando...

5 Benefícios da semente de linhaça e dicas de consumo

As sementes de linhaça são pequenas sementes oleaginosas, ricas em ômega-3, fibras e outros compostos vegetais. Elas se originaram no Oriente Médio há milhares de anos, e ultimamente ganharam popularidade como um item complementar em uma dieta saudável. Mas quais são os benefícios da semente de linhaça?

Pesquisas apontam que a pequena semente de linhaça, seja inteira, triturada ou em forma de óleo de semente de linhaça, pode ajudar a combater e prevenir inúmeras condições, desde doenças cardiovasculares até osteoporose. 

Aqui, vamos explicar a você tudo o que você precisa saber sobre o potencial dessa semente e quais os motivos para adicioná-la a sua alimentação!

Quais os benefícios da semente de linhaça?

A semente de linhaça é rica em nutrientes importantes, como ácidos graxos ômega-3, fibras solúveis e insolúveis, lignanas e antioxidantes. Então, se você está se perguntando para que serve semente de linhaça, aqui estão alguns de seus principais benefícios:

  • Saúde do coração: conforme estudos, os ácidos graxos ômega 3 presentes na semente de linhaça podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, diminuindo o colesterol LDL (mau colesterol) e a pressão arterial.
  • Digestão: estudos apontam que as fibras presentes na semente ajudam a manter o intestino saudável, promovendo a regularidade e aliviando a constipação.
  • Inflamação: o ômega-3 e os antioxidantes presentes na linhaça podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, que é um fator de risco para várias doenças crônicas, como mostram pesquisas.
  • Níveis de açúcar no sangue: estudos mostram que as fibras presentes na semente de linhaça podem ajudar a diminuir a absorção de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes.
  • Imunidade: as lignanas presentes na semente podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças infecciosas. Estudos sugerem que as lignanas podem ajudar a aumentar a produção de células imunológicas e a melhorar a resposta imunológica do corpo.

Linhaça ajuda a emagrecer?

As sementes de linhaça podem ser especialmente úteis para quem está em busca de perder peso. Eles contêm altos níveis de fibra solúvel, que se torna altamente pegajosa quando misturada com água. Nesse contexto, um estudo apontou que essa fibra é eficaz na supressão do apetite, o que ajuda no controle da ingestão alimentar, contribuindo para o emagrecimento. Sendo assim, incluir a semente de linhaça em uma dieta de déficit calórico pode ser vantajoso.

É seguro para perda de barriga?

Propriedades nutricionais da semente de linhaça

As propriedades da semente de linhaça são diversas. Sabemos que uma colher de sopa das sementes inteiras conta com 55 calorias. Elas consistem em 42% de gordura, 29% de carboidratos e 18% de proteína.

Uma colher de sopa (10 gramas) de sementes de linhaça fornece os seguintes nutrientes:

  • Proteína: 1,9 gramas
  • Carboidratos: 3 gramas
  • Açúcar: 0,2 gramas
  • Fibra: 2,8 gramas
  • Gordura: 4,3 gramas

Aproveite e veja também

Diferença entre linhaça dourada e marrom

A principal diferença entre a semente de linhaça dourada e a semente de linhaça marrom é a aparência, mas elas também podem ter algumas diferenças nutricionais. As sementes de linhaça douradas e marrons contêm nutrientes semelhantes. No entanto, as marrons tendem a ter um pouco mais de lignanas do que as douradas.

Em termos de sabor, as sementes de linhaça douradas e marrons são praticamente iguais. Ambas têm um sabor suave, que lembra noz

Como consumir

Existem várias maneiras de consumir semente de linhaça e obter seus benefícios para a saúde:

  • Moída: você pode moer as sementes de linhaça em um moedor de café ou processador de alimentos e adicionar em saladas, iogurtes, smoothies ou sopas.
  • Embebidas: embeber as sementes de linhaça em água por algumas horas antes de consumir ajuda a amolecê-las e a torná-las mais fáceis de digerir. Você pode adicionar as sementes embebidas a smoothies, iogurtes ou misturar com granola ou aveia.
  • Como ingrediente em receitas: adicione sementes de linhaça moídas ou inteiras em suas receitas de pães, bolos e biscoitos, como uma alternativa saudável a outros ingredientes, como farinha branca.
  • Como substituto de ovos: as sementes de linhaça podem substituir ovos em receitas veganas! Para cada ovo que uma receita pede, você pode misturar uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas com três colheres de sopa de água e deixar descansar por alguns minutos até que a mistura se torne espessa e gelatinosa.

É importante lembrar que as sementes de linhaça podem oxidar e se tornar rançosas rapidamente, portanto, é melhor armazená-las na geladeira ou freezer em um recipiente hermético para prolongar sua vida útil. Além disso, é importante ingerir bastante água ao consumir sementes de linhaça, pois elas são ricas em fibras e podem absorver líquidos em seu sistema digestivo.

Adicionar semente de linhaça à dieta é uma escolha inteligente e fácil de fazer, e pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde a longo prazo. Se você gostou dessas informações, fique de olho no nosso blog para conhecer mais formas de encher sua rotina de saúde.

Conteúdo escrito por Thais Montin, jornalista formada pela Unisinos e estudante de psicologia na College of The Redwoods. Trabalha com comunicação digital desde 2013, escrevendo sobre saúde, bem-estar, moda e muito mais.

Conteúdo revisado por Rafaela Galvão, graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SUL e também em Nutrição pela UNISUL. Desde 2016 trabalha em projetos de comunicação direcionados para a área da saúde.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.