Carregando...

8 benefícios do ferro que vão te surpreender

Provavelmente a maioria das pessoas sabe o quanto o ferro é importante para a manutenção da saúde e, particularmente útil para combater a anemia. No entanto, esse mineral pode oferecer mais do que isso! O ferro impacta diversos processos e sistemas do corpo, que vão desde o transporte de oxigênio até a formação de colágeno na pele. Descubra a seguir 8 benefícios do ferro que você talvez desconheça e que podem te surpreender!

Para que serve o ferro

Cerca de 75% do ferro do corpo está ligado à hemoglobina, portanto esse mineral é um dos principais componentes do sangue. Como tal, o ferro é essencial para viabilizar o transporte de oxigênio para todos os órgãos do corpo. 

Além disso, o ferro é um elemento vital para proteínas e enzimas envolvidas no metabolismo energético, respiração, síntese de DNA, ciclo celular e apoptose. Na última década, grandes avanços foram conquistados na compreensão do metabolismo do ferro e, isso levou à identificação de uma série de novas funções desse mineral no corpo humano. 

5 Benefícios do ferro para a saúde

1. Transportar oxigênio para todo corpo

O principal e talvez um dos maiores benefícios do ferro para o corpo é tornar viável o transporte de oxigênio para todos os tecidos e órgãos. Essa função é tão importante que, segundo estudos, sem ferro suficiente no sangue a quantidade de hemoglobina também diminui. Isso, por sua vez, reduz o suprimento de oxigênio para as células do corpo inteiro. Sem oxigênio, nenhum órgão funcionará de maneira adequada. 

2. Manter um bom desempenho muscular

Esse mineral é criticamente importante para o desempenho muscular durante o exercício físico. Isso se deve ao fato do ferro ser um elemento funcional do transporte de oxigênio e produção de energia em humanos. Nesse contexto, um estudo mostrou que intervenções com suplemento de ferro podem auxiliar na manutenção dos níveis desse mineral em atletas, auxiliando na conservação do desempenho muscular, especialmente durante treinamento intensivo e competição. 

3. Manter uma boa imunidade

Você já notou que pessoas com anemia geralmente experimentam gripes e resfriados com certa frequência? Conforme alguns estudos o ferro é um elemento crucial para o sistema imunológico e portanto a falta de ferro afeta a capacidade do corpo de se proteger contra vírus e bactérias. Esse mineral está envolvido principalmente na proliferação e maturação das células imunes associadas à geração da resposta à infecções. Sendo assim, um dos benefícios do ferro para a saúde é manter o sistema imunológico funcionando adequadamente.  

4. Contribuir para as funções cerebrais normais

Até mesmo o cérebro pode ser beneficiado pelo ferro! Um estudo apontou que esse mineral está envolvido em diversos processos fundamentais do cérebro como a síntese de neurotransmissores e de mielina. Níveis adequados de ferro são fundamentais para manter as funções cerebrais normais e, baixos níveis desse mineral podem resultar em falta de foco, falta de atenção e aumento da irritabilidade.

5. Evitar anemia na gestação

Um dos maiores benefícios do ferro se dá durante a gestação, em que os requerimentos de ferro estão aumentados. Numerosos estudos salientam que a anemia por deficiência de ferro afeta negativamente os resultados da gestação e o bem-estar materno. Portanto, o consumo adequado de ferro na gravidez é essencial para o desenvolvimento do bebê e também para a prevenção do parto prematuro. 

Se sabe que a anemia se desenvolve pela quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos circulando no sangue e que também está intimamente conectada com a imunidade. Mas hoje se sabe que não é somente o ferro que atua nesse contexto. Um estudo demonstrou, por exemplo, que em apenas três meses, a suplementação com Spirulina ajudou a melhorar a função imunológica ao aumentar os glóbulos vermelhos do sangue. 

Isso é especialmente importante para a população suscetível à anemia, como idosos e pessoas imunossuprimidas.

2 Benefícios do ferro para a pele

A pele é um órgão chave para a homeostase do ferro, porque esse mineral é eliminado através da pele por descamação. Se sabe há algum tempo que o ferro é essencial para a saúde da derme, pois proteínas contendo ferro têm funções bem específicas nesse que é o maior órgão do corpo. Entre os benefícios do ferro para a pele, destacam-se:

1. Síntese de colágeno

Os colágenos tipo I e III são as principais proteínas da matriz da pele e consistem basicamente em dois aminoácidos: prolina e lisina. Ambos aminoácidos utilizam cofatores como ferro, vitamina C e oxigênio para o processo de hidroxilação. Nesse contexto, estudos demonstram que dentre os vários nutrientes que atuam como cofatores na hidroxilação da prolina e da lisina, o ferro é o mais eficaz. Sendo assim, esse mineral é fundamental para a síntese de colágeno na pele. 

2. Auxílio na cicatrização

A cicatrização é um processo dinâmico e altamente regulado que envolve uma série complexa de eventos chave. A falta de ferro pode prejudicar o processo de cicatrização por diversos mecanismos e, por isso, estudos revelam uma importante influência dos níveis de ferro na cicatrização de feridas. Sendo assim o ferro pode beneficiar a cicatrização da pele.

Principais fontes de ferro

Para experimentar os benefícios do ferro, nada mais conveniente do que saber onde encontrá-lo e como prover esse mineral para o organismo. Há diversos alimentos ricos em ferro, como:

  • ostras;
  • espinafre;
  • brócolis;
  • fígado bovino;
  • carne bovina;
  • feijões;
  • tofu;
  • quinoa;
  • sementes.

No entanto, a quantidade de ferro presente nos alimentos pode ser insuficiente para indivíduos com deficiência de ferro ou para períodos em que o requerimento de ferro está aumentado (como na gestação). Estudos salientam que em casos de anemia ferropriva, a suplementação de ferro é a forma mais segura e eficaz de corrigir o problema.

No entanto, mesmo sem anemia, qualquer pessoa pode incluir o consumo de um suplemento de ferro quelato para suprir as necessidades diárias desse mineral. O ideal é monitorar os níveis de ferro do organismo por meio de exames bioquímicos e consumir a quantidade de ferro recomendada individualmente pelo médico ou nutricionista. 

Você já conhecia todos esses benefícios do ferro para o corpo?

Referências

Texto criado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.