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Entenda quais os benefícios do cardio e quando fazer

O corpo humano necessita de movimento para se manter forte e saudável. Os músculos, ossos e tecidos precisam ser ativos para funcionarem adequadamente. Além dos benefícios físicos, os exercícios também contribuem significativamente para a saúde mental e cognitiva.

Existem diversas opções de atividades disponíveis, seja em grupo, como beach tênis e vôlei, em ambientes internos, como basquete e futebol, ou ao ar livre, como corrida e ciclismo. Os exercícios cardiovasculares merecem destaque pela sua importância para a saúde.

Entenda quais os benefícios do cardio todos os dias e porque deveria incluí-los na rotina.

A importância dos exercícios de cardio

Umas das maiores causas de morte da atualidade são as Doença Cardiovasculares (DCV), muitas vezes adquiridas não geneticamente, mas por fatores ligados aos maus hábitos de vida - como sedentarismo e más escolhas alimentares.

Dentre as inúmeras formas de prevenir o adoecimento do sistema cardiovascular, estudos trazem que os exercícios que estimulam seu funcionamento e aumentam sua resistência - chamados exercícios cardiovasculares, ou simplesmente cardios, fazendo referência ao trabalho cardiovascular provocado pela atividade - são considerados um dos principais meios.

Existe uma infinidade de exercícios que trazem os benefícios do cardio no dia a dia, como: corrida, ciclismo, natação, jogos em grupo, atletismo,  e há até mesmo benefícios da caminhada.

As atuais Diretrizes de Atividade Física (Physical Activity Guidelines) afirmam que os adultos devem obter pelo menos 150 minutos por semana de cardio de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de intensidade vigorosa para reduzir significativamente o risco de DCV. 

Além dos benefícios do cardio na saúde cardiorrespiratória, existem outros inúmeros motivos para incorporar a atividade física aeróbia no dia a dia

9 Benefícios do cardio para saúde e bem-estar

Os benefícios do cardio são indiscutíveis e estão presentes em diversos aspectos físicos e psicológicos. Acompanhe:

  1. fortalecimento cardiorrespiratório; 
  2. melhora a circulação sanguínea; 
  3. controla o peso e auxilia no emagrecimento; 
  4. melhora do perfil lipídico; 
  5. melhora do perfil glicêmico; 
  6. aumento da resistência física;
  7. auxilia na melhora dos exercícios anaeróbios;
  8. promove melhoras na qualidade do sono;
  9. atua na redução dos níveis de ansiedade e é uma maneira de como aliviar o estresse.

Além dos inúmeros benefícios do cardio para a saúde cardiovascular e respiratória, devido ao estímulo provocado no músculo cardíaco, que também melhora a oxigenação pulmonar e circulação sanguínea, os exercícios aeróbicos contribuem para melhorias nos fatores de risco conhecidos para DCV, incluindo perfil lipídico, glicêmico e função endotelial *

Exercícios de cardio também são conhecidos pela sua contribuição na perda de gordura e recomposição corporal, especialmente quando associados a exercícios de resistência, como a musculação. 

Porém, engana-se quem pensa que os benefícios do cardio na musculação servem apenas àqueles que procuram emagrecimento, pois sua prática aumenta a resistência física e melhora o condicionamento para realizar atividades de resistência e levantamento de peso, utilizadas para hipertrofia muscular, conforme explica o artigo.

Os benefícios do cardio vão além dos aspectos físicos. Inúmeros profissionais da saúde indicam que a prática de atividade física seja incluída no dia a dia de todos, especialmente por seus impactos positivos na saúde mental e cognitiva, como melhora da qualidade de sono, dos níveis de estresse e ansiedade, além de promover socialização, como apontam estudos * * * *.

Quando fazer cardio?

Os benefícios do cardio são percebidos independentemente do horário escolhido para a prática. 

Muitas pessoas procuram sentir os benefícios do cardio pela manhã, iniciando seus dias com a prática e desfrutando dos efeitos positivos ao longo do dia, como o alongamento muscular e a liberação de serotonina.

Outros preferem praticar exercícios cardiovasculares no final do dia para relaxar a mente das atividades realizadas. O essencial é compreender qual é o melhor momento para cada indivíduo e evitar praticar muito próximo à hora de dormir, pois pode aumentar o estado de alerta e prejudicar o sono.

Alguns optam por realizar exercícios cardiovasculares em jejum, pois se sentem pesados após comer. Já outros preferem consumir algum alimento antes do exercício, pois se sentem mais energizados para treinar. Ambas as abordagens são válidas, e é importante ressaltar que, entre os benefícios do cardio em jejum, não há uma maior perda de peso por ser realizado dessa maneira.

Para aqueles que buscam mais benefícios da musculação e foco na hipertrofia, os benefícios do cardio pós treino incluem o direcionamento da energia para a musculação em primeiro lugar, que é o objetivo principal.

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Dicas para manter a motivação

Para manter o foco e não pular o cardio, é essencial encontrar estratégias que façam o exercício se tornar uma parte agradável do seu dia. Aqui estão algumas dicas para isso:

  • Convidar um amigo para se exercitar junto: ter a companhia de um amigo pode aumentar significativamente a motivação e tornar a atividade física mais divertida e menos monótona.
  • Manter uma planilha de hábitos e marcar os dias que concluiu o objetivo: visualizar seu progresso pode ser incrivelmente gratificante e motivador. 
  • Fazer aulas em grupo, como bike e dança: isso introduz um elemento social que pode ser crucial para se manter regular na prática física.
  • Escolher uma atividade que você realmente goste: a chave para a consistência é o prazer. 
  • Reservar um período do dia para se exercitar: ter um horário fixo para o exercício pode ajudar a torná-lo inegociável.
  • Investir em um bom suplemento pré-treino: um pré-treino de qualidade pode fazer uma grande diferença na sua energia e desempenho durante o exercício. Procure um suplemento que contenha uma boa mistura de ingredientes para aumentar a energia, melhorar o foco e a resistência.
  • Consumir creatina: a creatina pode ajudar a melhorar a força, aumentar a massa magra e ajudar os músculos a se recuperarem mais rapidamente durante o exercício. Isso pode ser especialmente útil para manter a motivação, pois os resultados podem se tornar mais visíveis e rápidos.
  • Estabeleça metas de curto e longo prazo: ter objetivos claros pode ajudar a manter o foco e a motivação. 
  • Ouça música ou podcasts durante o exercício: uma boa playlist ou um podcast interessante pode fazer o tempo voar.

É importante estabelecer uma rotina consistente de treinos para usufruir dos benefícios do cardio. Portanto, criar estratégias para manter-se constante é uma ótima forma de não falhar.

Melhora da sensibilidade à insulina

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Artigo revisado por Rafaela Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

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