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Conheça os principais benefícios da creatina para idosos

Você possivelmente já ouviu falar sobre suplementos, como a creatina, para potencializar os resultados nos esportes e no ganho de massa muscular. Porém, você sabia que a creatina para idosos também é muito benéfica?

Na busca por suplementos para idosos, que ajudem a melhorar a saúde e qualidade de vida, estudos têm enfatizado cada vez mais os benefícios da creatina para idosos. Entenda aqui qual a relação entre creatina e idosos.

O que é creatina?

A creatina é um composto encontrado principalmente nos músculos, mas também no cérebro, rins, fígado e pâncreas, onde é produzida. É possível obter creatina a partir da produção endógena, pela alimentação, através de fontes de proteína como carne e peixe, e por meio de suplementação.

Sua principal função é auxiliar no aumento do desempenho físico durante exercícios repetidos de curta duração e alta intensidade. Dessa forma, de acordo com estudo, a suplementação da creatina atua provendo mais energia para realização dos exercícios e melhora na recuperação muscular.

Importância da creatina para pessoas idosas

Ainda existem muitas dúvidas em torno do uso da creatina em idosos, como qual a forma de usar, quais as vantagens do consumo.

Existem diversos benefícios da creatina para idosos. Nessa faixa etária, ocorrem diversos processos fisiológicos e metabólicos que levam à mudanças importantes no organismo, como a perda da massa muscular e óssea, que pode chegar a 3% ao ano após os 60 anos de idade.

Essa perda não representa apenas mudanças estéticas, mas também comprometimentos físicos e de saúde, como: 

  • perda de força e dos movimentos;
  • maior risco de quedas e fraturas;
  • perda da autonomia;
  • desenvolvimento da sarcopenia. 

Portanto,  idosos podem tomar creatina e sua importância para a saúde está cada vez mais em evidência.

4 Benefícios da creatina para idosos

Entenda melhor sobre porquê o uso da creatina é bom para idosos e quais os benefícios que a suplementação oferece para essa faixa etária:

Reposição de estoques de creatina

Conforme o avanço da idade, mais difícil se torna para o organismo produzir substâncias como a creatina. Além do mais, o consumo da creatina através de alimentos como carnes e ovos também se torna mais restrito por diversos motivos. A digestibilidade de proteínas também se torna mais dificultosa e, consequentemente, sua absorção é menos aproveitada.  

Em função disso, optar pelo uso da Creatina em pó facilita o consumo diário do idoso. A aceitabilidade da creatina é boa, visto que não possui gosto e pode ser diluída em diferentes preparações.

Massa muscular e óssea

É comum que, com o envelhecimento, o corpo passe por mudanças fisiológicas. Uma das mais visíveis é a perda da massa muscular e da massa óssea. Doenças associadas a essa perda, como sarcopenia, osteopenia e osteoporose, se desenvolvem frequentemente nessa faixa de idade.

De acordo com um estudo, a creatina mostrou potencial para minimizar a perda óssea, além de reduzir o risco de quedas e fraturas sofridas por idosos. Um outro estudo indicou que o uso da creatina aumentou significativamente medidas de massa muscular e desempenho de força em pessoas mais velhas.

Cognição e atividade cerebral

Além de abundantes nos músculos, a creatina também é encontrada no cérebro. Entre os benefícios da creatina para idosos, estudos mostram possíveis achados benéficos da suplementação nos índices de cognição, além de atenuar sintomas de concussão, lesão cerebral traumática leve e depressão.

Processo imunológico

Assim como outros processos fisiológicos, a ativação do sistema imunológico também é menos eficiente no organismo dos idosos. Dessa forma, eles ficam mais propensos a contrair doenças infecciosas e têm maior dificuldade para se recuperar. Conforme um estudo, a creatina pode contribuir para a produção de células de defesa e melhorar processos pró-inflamatórios, ajudando o organismo a combater agentes externos. 

Melhores fontes de creatina

Os vários benefícios da creatina para idosos podem ser incorporados na rotina por meio do aumento do consumo de fontes de creatina. 

A primeira forma é através da alimentação. Por ser composta por aminoácidos, a creatina é encontrada em fontes de proteína, como: carnes, peixes, ovos, leites e derivados. Porém, devido à maior dificuldade de mastigação, deglutição e digestão que os idosos apresentam, pode haver dificuldade em absorver adequadamente a creatina vinda de fontes alimentares.

Diante disso, a suplementação de Creatina é comumente indicada para idosos. Seu formato em pó facilita o consumo e garante maior absorção do que fontes alimentares.

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Qual dosagem de creatina para idosos é recomendada?

A dosagem de creatina para idosos é entre 3 a 5 gramas por dia. Apesar desta ser a recomendação de uso geral e segura, o ideal é consultar um nutricionista ou médico especializado para que a recomendação seja individualizada conforme a demanda.

A creatina para idosos deve ser tomada todos os dias, visto que sua ação acontece de forma crônica. Não há um melhor momento do dia para tomar, mas sugere-se que seja sempre no mesmo horário, para que haja menores chances de esquecimento.

A creatina pode ser diluída em água, outra bebida ou, até mesmo em algum alimento como sopas, mingau, iogurte ou frutas. O sabor e a textura da creatina não são notados quando o suplemento é misturado nos alimentos e a aceitabilidade tende a ser melhor, garantindo os benefícios da creatina para idosos.

Efeitos colaterais e contraindicações do uso de creatina em idosos

Apesar dos inúmeros benefícios da creatina para idosos, é importante que a recomendação de uso e o acompanhamento seja feito por um profissional da saúde qualificado. Mesmo que raros, existem alguns casos em que o uso da creatina para idosos não é recomendado, como: idosos portadores de doenças renais, que apresentam problemas de deglutição e risco de broncoaspiração. 

Ademais, caso a suplementação resulte em efeitos colaterais como problemas intestinais, desidratação, fadiga e cãibras, contate imediatamente o profissional da saúde que o recomenda a suplementação. Também é importante que se respeite a dose diária recomendada, pois doses muito altas podem trazer malefícios ao organismo e maiores chances de efeitos colaterais.

Qual a melhor creatina para idosos?

Existem alguns aspectos que precisam ser levados em conta a respeito da escolha do suplemento de creatina para idosos. O primeiro item é quanto à aceitabilidade do idoso para tomar a suplementação. Levando em consideração que o suplemento precisa ser utilizado todos os dias, é preciso que ele seja bem aceito. Para isso, além de escolher uma opção sem sabor, é importante que o pó seja bastante fino, não crie pelotas ou engrosse ao incorporar o suplemento em bebidas ou alimentos.

Outro ponto importante é encontrar um suplemento com maior facilidade de digestão e absorção, assim garantindo os benefícios da creatina para idosos. A melhor forma de creatina encontrada atualmente, levando em conta seu custo benefício, é a monohidratada.

Por fim, é importante se atentar à segurança e qualidade da creatina, procurando uma marca de confiança. A Creatina da Ocean Drop apresenta todos os critérios acima, além de ser produzida de forma 100% vegana e passar por um controle rígido de padrão de qualidade. 

Em suma, a creatina pode oferecer benefícios significativos para os idosos, desde a melhoria da força muscular até a proteção da função cerebral. Incluir a creatina em uma rotina de cuidados pode ser um passo valioso para envelhecer com saúde e vitalidade

Referências

Artigo escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

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