Carregando...

Arando: para que serve, benefícios e como usar

A dieta mediterrânea, conhecida por ser rica em frutas e vegetais, tem sido considerada a melhor estratégia nutricional para a manutenção da saúde e redução dos riscos de desenvolvimento de doenças crônicas. Isso porque, frutas e vegetais apresentam inúmeros compostos bioativos e fitoquímicos, com alto valor nutricional e terapêutico, capazes de proporcionar diversos benefícios à saúde do corpo.

Uma fruta pouco popular, mas com inúmeras vantagens para o organismo, é o arando. Conheça um pouco mais do arando e descubra como incluí-lo na sua rotina. 

O que é arando?

O arando, ou arando vermelho, é uma pequena fruta redonda, de cor vermelha, fisicamente muito similar ao fruto guaraná. Pouco conhecido no Brasil, o arando é uma fruta tipicamente produzida e consumida no hemisfério Norte, mas que, recentemente, começou a ser disseminada por aqui, devido suas propriedades antioxidantes e sua composição riquíssima em fibras, vitamina C, vitamina A, fósforo e potássio.

Além desses benefícios, o arando, assim como outras frutas vermelhas, possui poucas calorias, cerca de 46 kcal a cada 100 gramas, sendo muito utilizado em dietas de emagrecimento.

Benefícios do arando para saúde

Confira os principais benefícios de incluir arando no seu dia a dia:

1. Arando para infecção urinária

O papel mais conhecido do arando para a saúde, é auxiliar a eliminar e prevenir as infecções do trato urinário (ITUs).  Um estudo de revisão abordou as possíveis relações entre os metabólitos do arando e seus efeitos para a saúde humana. 

Dentre os achados, um estudo mostrou o efeito das proantocianidinas presentes no arando, em impedir a adesão da bactéria E. coli., responsável por mais de 75% dos casos de ITUs. Um outro estudo ainda relata que sua aparente falta de risco durante a gravidez, boa tolerância e ausência de interacções significativas com fármacos, tem permitido o uso seguro e generalizado do arando no tratamento de ITUs.

Outro estudo de revisão mais recente, analisou cerca de 240 artigos e concluiu que, perante a evidência disponível, o arando parece ser eficaz na redução da recorrência das ITU.

2. Bom para o emagrecimento

Devido ao baixo teor calórico, o arando pode ser um ótimo aliado ao emagrecimento. Dietas de déficit calórico, ou seja, aquelas em que a quantidade de calorias ingeridas é menor do que as calorias gastas, são utilizadas para promover o emagrecimento e melhora da composição corporal. Nelas, o uso de alimentos baixos em calorias e ricos em fibras, que auxiliam na saciedade, é uma ótima forma de manter a boa adesão. 

Por isso, caso você esteja no processo de perda de gordura, invista no consumo de arando.

3. Ação antioxidante

Assim como aponta estudo, o arando possui propriedades antioxidantes e, devido a essa característica da fruta, seus compostos apresentam um enorme potencial na prevenção de doenças associadas ao estresse oxidativo, como é o caso da síndrome metabólica.

O arando também pode ser utilizado logo após o treino, visto que é um momento em que o corpo produziu muitos radicais livres e precisa de compostos antioxidantes para neutralizá-los. 

4. Auxilia na imunidade

Devido ao seu alto teor de vitaminas e minerais, especialmente de vitamina C, o arando possui ótimas propriedades para auxiliar a aumentar a imunidade e fortalecer o sistema imune. De acordo com estudo publicado em 2023, a vitamina C se mostrou eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, além de atuar no combate de vários tipos de infecções. 

5. Previne o envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce está diretamente associado à exposição a tóxicos e ao estresse oxidativo constantemente provocado por eles. Segundo um estudo, o uso de frutos silvestres ricos em fitoquímicos, como o arando, apresentam alto grau de ação antioxidante, protetora, anti-envelhecimento e anti radicais livres. 

Essas características conferem ao arando propriedades capazes de combater e prevenir o envelhecimento precoce, quando associadas a bons hábitos de vida.

Mirtilo, arando e cranberry é a mesma coisa?

Há uma dúvida muito frequente que é se arando, cranberry e mirtilo são a mesma coisa e, pois sim, arando, cranberry e mirtilo são nomes distintos dados para a mesma fruta. 

  • lipogênese: formação de gordura que será armazenada no fígado e no tecido adiposo;
  • lipólise: quebra da gordura;
  • β-oxidação lipídica: queima de gordura.

Aproveite e veja também

Como consumir arando?

Aprenda a incluir o arando na sua rotina e desfrutar dos benefícios dessa fruta deliciosa e saudável!

1. Arando in natura

Uma forma deliciosa e prática é consumir o arando in natura. Você pode comer puro, colocar na salada de frutas, ou até usá-lo em receitas como panquecas e bowls de iogurte.

2. Suco de arando

Outra forma deliciosa e super refrescante, é bater o arando com água ou água de coco para fazer um suco. Você pode incorporar outras frutas à mistura, como morango e laranja, aumentando ainda mais as propriedades do suco.

3. Arando desidratado

Além de ser vendido in natura, o arando também pode ser encontrado na forma desidratado, assim como encontramos uvas passas e banana desidratada.

O processo de desidratar a fruta é, resumidamente, retirar a água da sua composição, tornando seu sabor mais concentrado e reduzindo seu tamanho.

4. Suplemento de arando

Outra forma de consumir o arando, é por meio de suplementos de Cranberry. Encontrada em lojas de produtos naturais, o consumo da suplementação do extrato de arando em cápsula pode tornar o consumo mais fácil e eficaz.  

O uso diário recomendado é de 1 dose ou conforme prescrição médica ou nutricional.

E aí, ficou com vontade de provar o arando e disfrutar dos seus benefícios? Procure a feira ou loja de produtos naturais mais próxima e aproveite!

Referências

Texto escrito por Joana Mazzochi, formada em Administração Empresarial pela UDESC e em Nutrição pela UNIVALI (CRN-10/10934). Além de produzir conteúdo sobre nutrição e saúde, atende pacientes que desejam melhorar a relação com a alimentação.

 

Texto revisado por Rafaela Fürst Galvão, nutricionista graduada pela Unisul (CRN-10: 11807) e publicitária graduada pela ESPM-SUL. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.