Carregando...

Conheça os 4 alimentos que causam celulite

A famosa pele com aspecto de “casca de laranja” é uma condição frequentemente encontrada, mas que continua sendo clinicamente desafiadora. A lipodistrofia ginóide, conhecida popularmente como celulite, é resultado do depósito de gordura sob a pele que pode ser causado por diversos fatores. O principal? A alimentação! Conheça agora os 4 alimentos que causam celulite e como o extrato de laranja moro pode ajudar você no combate a esses “furinhos” indesejáveis na pele. 

O que é celulite?

A celulite é uma inflamação do tecido subcutâneo (aquele logo abaixo da pele), causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas. Do ponto de vista médico, a celulite é resultado de um conjunto de alterações fibrosas e edematosas.

A celulite tende a aparecer nos locais em que um indivíduo acumula mais gordura. No caso das mulheres, esses locais geralmente são aqueles que recebem maior influência do hormônio estrogênio, como coxas, nádegas e quadril.

Embora essa condição possa afetar homens e mulheres, ela é muito mais prevalente em mulheres. Cerca de 90% do sexo feminino têm celulite e, apesar de não se tratar de um problema grave, essa condição costuma gerar uma preocupação estética grande.

Convenhamos, que mulher nunca se incomodou com a celulite?

Quais as causas da celulite?

Não existe uma única causa para a celulite, pois ela é resultado da complexa interação entre o tecido conjuntivo e o tecido adiposo, que se projetam para a camada superficial da pele. Esse processo de desenvolvimento da celulite é significativamente influenciado por dois processos:

  • lipogênese: formação de gordura, que fica armazenada no tecido adiposo;
  • lipólise: quebra da gordura.

Hormônios e idade

O estrogênio, a insulina, os hormônios tireoidianos e a prolactina influenciam no processo de acúmulo de gordura e, portanto, na produção de celulite. A idade faz com que a pele se torne mais fina e elástica, aumentando a flacidez. Isso eleva a chance da celulite aparecer.

Fatores genéticos

A velocidade metabólica, a distribuição de gordura corporal e os níveis circulatórios são fatores que sofrem grande influência genética. Eles estão intimamente ligados ao surgimento da celulite.

Estilo de vida

A alimentação e o sedentarismo estão diretamente conectados ao desenvolvimento de celulite, uma vez que ela é causada pelo acúmulo de gordura. Ingerir calorias em excesso intensifica o processo de lipogênese (síntese de gordura), assim como a baixa atividade física favorece o acúmulo de tecido adiposo, devido ao baixo gasto energético.

Perceba que alguns fatores que influenciam no surgimento da celulite estão fora do alcance de qualquer alteração, como, por exemplo, o fator genético. Felizmente, esse não é o único causador da celulite! Sendo assim, é possível trabalhar para atuar naquilo que está sob o nosso controle: a alimentação e a atividade física.

Há certos padrões alimentares e alimentos que contribuem para a celulite e outros que podem auxiliar. Sabia? Descubra mais no próximo tópico!

4 Alimentos que causam celulite

De modo geral, é sabido que o excesso de carboidratos e de gorduras saturadas favorecem a hiperinsulinemia (resistência aumentada à insulina), que, por sua vez, intensifica o processo de lipogênese. Igualmente, uma dieta rica em aditivos químicos, açúcar e sódio favorece a inflamação e a retenção hídrica, contribuindo para a celulite. Dito isso, há 4 alimentos que causam a celulite:

1. Doces

Alimentos açucarados possuem uma grande quantidade de calorias em pouco volume de alimento. Além disso, o açúcar em excesso normalmente está presente em alimentos que não nutrem ou saciam. Sendo assim, é muito fácil exagerar na quantidade e comer um excesso de calorias a partir dos doces. Ingerir calorias em excesso e de forma constante engorda, favorecendo o surgimento da celulite. Outro ponto sobre os doces é que, além da glicação, o excesso de açúcar gera retenção de líquidos, produzindo inchaço e facilitando o surgimento da famosa pele casca de laranja.

2. Frituras

Alimentos ricos em gordura saturada são verdadeiros inimigos da pele e do peso saudável. Batata frita, pastel, bolinho frito, carne vermelha em excesso… Se esses alimentos fazem parte da sua rotina, saiba que isso pode estar contribuindo para o desenvolvimento da celulite. Todos essas opções alimentares desencadeiam processos inflamatórios e provocam o acúmulo de gordura.

3. Sal

Ele não é exatamente um alimento, mas é um item que está presente na maioria dos alimentos que comemos todos os dias. O sal em excesso causa retenção hídrica e também favorece a inflamação do tecido celular, agravando a celulite. É importantíssimo estar atento aos rótulos dos alimentos, pois muitos deles possuem um alto teor de sódio “escondido”.

4. Ultraprocessados

Embutidos, salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, etc. Evite ao máximo esses e outros alimentos ultraprocessados se você deseja se livrar da celulite. Eles são ricos em sódio, corantes e aditivos químicos, além de possuírem uma alta concentração de açúcar, gorduras trans e saturadas. Todos esses elementos são os maiores responsáveis por inflamar o corpo. Ademais, alimentos processados geralmente são bastante calóricos, contribuindo para o acúmulo de gordura corporal.

Dessa forma, se a celulite é, principalmente, resultado do acúmulo de gordura e da inflamação do tecido adiposo, a resposta está em perder gordura e investir em alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Nesse contexto, o extrato da laranja moro da Ocean Drop pode te ajudar!

Aproveite e veja também

Como a laranja moro pode ajudar?

Alimentos ricos em antioxidantes e polifenóis podem ajudar a combater a inflamação – e a laranja moro é referência na capacidade antioxidante. Essa laranja possui uma grande concentração de vitamina C e compostos bioativos fenólicos em comparação aos demais tipos de laranjas. A vitamina C atua neutralizando as espécies reativas de oxigênio e os compostos fenólicos atuam como importantes agentes bioativos anti-inflamatórios.

Em conjunto com a capacidade antioxidante, o extrato de laranja moro vem sendo utilizado com sucesso para o emagrecimento devido aos seus efeitos anti-adipogênicos que regulam o metabolismo dos ácidos graxos (gorduras).  De acordo com um estudo, seus compostos demonstraram diminuir a expressão de alguns genes envolvidos na síntese de gordura.

Sendo a perda de gordura um dos fatores primordiais para amenizar a celulite, o extrato de laranja moro pode ser um ativo muito pertinente para ajudar no processo de emagrecimento.  Um estudo que avaliou os efeitos do consumo de extrato de laranja moro em voluntários com sobrepeso, verificou que em apenas 4 semanas houve a redução de medidas da cintura, quadril, peso e IMC.

Conheça o extrato de laranja moro da ocean drop

A laranja moro não existe no Brasil, pois ela é um fruto proveniente da Sicília na Itália. Mas, a Ocean Drop foi em busca do extrato dessa laranja para criar um suplemento que trouxesse todos os benefícios da laranja moro até você!

Na Ocean Drop você encontra o extrato de laranja moro em cápsulas para comprar e consumir no seu dia a dia da forma mais prática possível. Não precisa viajar até a Sicília!

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.