Conheça 10 alimentos termogênicos e saiba para que servem
Você sabe o que são alimentos termogênicos? São substâncias que, quando consumidas, geram um aumento expressivo na taxa metabólica, a taxa na qual o corpo queima calorias. A ingestão de nutrientes termogênicos provoca um aumento na produção de calor pelo corpo como resultado dos custos metabólicos de digestão, absorção, metabolismo e armazenamento. Há alimentos que promovem um maior efeito termogênico do que outros, podendo ser excelentes aliados do emagrecimento. Conheça a seguir 10 alimentos termogênicos para incluir na sua dieta.
O que são alimentos termogênicos e para que servem
Todos os alimentos têm um custo calórico quando digeridos pelo corpo, portanto todo alimento produz calor. No entanto, alguns alimentos têm um efeito térmico maior do que outros e por isso estimulam o corpo a produzir mais calor e queimar mais calorias. Em outras palavras, são alimentos que estimulam mais o metabolismo e portanto são considerados termogênicos.
Os alimentos termogênicos podem servir como uma ferramenta para o emagrecimento e controle do peso. Estudos revelam que alimentos considerados termogênicos podem aumentar o gasto energético, a oxidação de gordura, suprimir o apetite, além de neutralizar a diminuição da taxa metabólica que está presente durante a perda de peso. Por isso, é muito comum encontrar recomendações sobre alimentos termogênicos para perder barriga, emagrecer ou manter o peso.
Veja também: Qual o melhor termogênico para queima de gordura?
Saiba mais sobre
SHOT MATINAL
Você não precisa mais pensar em como preparar um shot para imunidade que ainda auxilia no emagrecimento e na otimização da ação antioxidante no seu corpo. O Shot Matinal da Ocean Drop já vem pronto e oferece mais vitalidade para a sua rotina. É o único do mercado nacional 100% vegano e que ainda possui em sua composição L-glutamina, cúrcuma e as vitaminas A, B6, B12 e C.
Lista de alimentos termogênicos e seus benefícios
1. Café
Estudos revelam que a cafeína é o melhor exemplo de substância termogênica. O seu consumo aumenta a excitabilidade do sistema nervoso estimulando o gasto energético do corpo, além de suprimir o apetite. Ademais, segundo estudos, a cafeína também aumenta os níveis de adrenalina e, esse hormônio, é responsável por fazer com que os adipócitos liberem ácidos graxos na corrente sanguínea para serem usados como fonte de energia. Além do café, a cafeína também é adicionada em suplementos como café termogênico e pré treino.
2. Chá verde
O chá verde possui um notável teor de cafeína, portanto é considerado um importante alimento termogênico. Estudos apontam que o extrato de chá verde pode ajudar no controle da composição corporal por meio da oxidação de gordura e do aumento da termogênese. Em outras palavras, o chá verde pode estimular o metabolismo e auxiliar na perda de gordura.
3. Pimenta
A capsaicina é o composto bioativo presente na pimenta responsável pelo potencial termogênico. Conforme estudos, a capsaicina pode apoiar a perda de peso sustentando a saciedade por mais tempo e estimulando o metabolismo. É por isso que a pimenta é frequentemente adicionada em suplementos termogênicos.
4. Laranja amarga
Conhecida também como laranja-cavalo, laranja-da-china ou laranja-azeda, esse tipo de laranja tem um sabor amargo característico. Essa fruta singular possui uma substância chamada p-sinefrina, um protoalcaloide com potencial termogênico. Segundo estudos, essa substância pode acelerar o metabolismo e promover efeitos lipolíticos termogênicos no organismo. Por isso a laranja amarga não pode ficar de fora da lista de alimentos termogênicos.
5. Canela
A canela possui um componente que, segundo um estudo, pode ativar a termogênese. O cinamaldeído presente na canela pode acelerar o metabolismo e estimular a queima gordura para produzir calor. Não à toa, essa especiaria oferece outros benefícios metabólicos que podem auxiliar no emagrecimento.
6. Guaraná
O guaraná (Paullinia cupana) é uma fruta tradicional da região amazônica com grande potencial energético e termogênico. Suas sementes possuem um alto teor de cafeína, teofilina e teobromina. Essas substâncias estimulam o sistema nervoso central aumentando a liberação de catecolaminas. Nesse contexto, um estudo relatou um aumento no gasto energético após o consumo de um suplemento contendo uma mistura de extrato de guaraná e chá verde. Sendo assim o guaraná é um dos alimentos termogênicos que devem estar na lista de quem precisa de um impulso a mais no processo de emagrecimento.
7. Garcinia Cambogia
A Garcinia cambogia é uma fruta nativa da Ásia e da Índia que fornece efeitos termogênicos. É no extrato da sua casca que está o ácido hidroxicítrico, a substância responsável por promover a elevação do metabolismo. A Garcinia é geralmente adicionada em suplementos para controle do peso e, um estudo observou que um café enriquecido com Garcinia e outras ervas de fato pode aumentar as taxas metabólicas do organismo.
8. Óleo de côco (TCM)
Os triglicerídeos de cadeia média (TCM), naturalmente presente no óleo de côco, têm um comprimento de cadeia mais curto e são rapidamente metabolizados no corpo. Em função disso, o TCM serve como fonte de energia imediata e por isso é muito utilizado como pré treino. De acordo com um estudo, uma dieta rica em TCM pode elevar a oxidação de gordura e aumentar o gasto energético em adultos saudáveis.
9. Cacau
Além de conter uma certa quantidade de cafeína, o cacau também possui diversos polifenóis como epicatequina, catequina, procianidinas e um flavonol (quercetina). Os flavonoides do cacau podem ser encontrados no chocolate amargo, com teor estimado em 20 vezes maior do que no chá verde. Vários estudos mostram que os polifenóis presentes no cacau podem aumentar o gasto de energia e a termogênese, além de diminuir o estresse oxidativo e a inflamação. Esse efeito pode auxiliar na perda de peso quando associado a dieta e exercício físico.
10. Creatina
Embora a Creatina não seja termogênica por si só, ela pode ter um efeito indireto no metabolismo e na composição corporal. Estudos revelam que a creatina promove uma melhora do desempenho físico durante os treinos, resultando em sessões de exercícios mais intensas e prolongadas. O aumento da intensidade dos treinos pode levar a um maior gasto calórico durante o exercício e, potencialmente, contribuir para a perda de gordura ao longo do tempo.
Aproveite e veja também
Alimentos termogênicos pré treino
Ao serem consumidos antes do exercício físico, os alimentos termogênicos funcionam como potenciadores, fornecendo um impulso extra de energia. Ao mesmo tempo, os alimentos naturais termogênicos podem acelerar o metabolismo estimulando o corpo a gastar mais calorias e utilizar as reservas de gordura. O resultado disso é um boost no emagrecimento.
O uso de cafeína foi amplamente estudado para melhorar o desempenho de resistência e, pesquisas mostram que ingerir cafeína antes do exercício pode servir como um excelente auxílio ergogênico (melhora performance). Há múltiplos mecanismos de ação para os efeitos de desempenho da cafeína como o bloqueio de receptores de adenosina, aumento da ressíntese de glicogênio após o exercício, aumento da liberação de cálcio para ajudar na contração muscular, entre outros.
Continue lendo sobre um assunto relacionado: Como acelerar o metabolismo de forma simples e saudável.
Efeitos adversos
Embora a maioria tolera bem os suplementos e alimentos termogênicos, algumas pessoas mais sensíveis podem experimentar efeitos colaterais desagradáveis. Os principais resultados adversos incluem palpitações, aumento da pressão arterial, ansiedade, dor de cabeça e dor abdominal. Sendo assim a principal contra indicação do alimento termogênico é o consumo excessivo por indivíduos com histórico de:
- pressão alta;
- transtorno de ansiedade;
- pânico;
- problemas cardíacos.
Para essas pessoas, é muito importante maneirar na dose de consumo de cafeína, energético e termogênicos.
Por fim, pode ser muito conveniente incluir os alimentos termogênicos em sua jornada de perda de peso ou mesmo no seu dia a dia para dar mais energia e motivação.
Referências
- Thermogenic ingredients and body weight regulation
- Efficacy of a green tea extract rich in catechin polyphenols and caffeine in increasing 24-h energy expenditure and fat oxidation in humans
- Effects of p-Synephrine alone and in Combination with Selected Bioflavonoids on Resting Metabolism, Blood Pressure, Heart Rate and Self-Reported Mood Changes
- Effects of capsaicin, green tea and CH-19 sweet pepper on appetite and energy intake in humans in negative and positive energy balance
- The effect of caffeine on energy balance
- Cinnamaldehyde induces fat cell-autonomous thermogenesis and metabolic reprogramming
- Effects of encapsulated green tea and Guarana extracts containing a mixture of epigallocatechin-3-gallate and caffeine on 24 h energy expenditure and fat oxidation in men
- Triglycerides of medium-chain fatty acids: a concise review
- Effects of Cocoa Polyphenols and Dark Chocolate on Obese Adults: A Scoping Review
- Ginger consumption enhances the thermic effect of food and promotes feelings of satiety without affecting metabolic and hormonal parameters in overweight men: A pilot study
- Thermogenic Effect from Nutritionally Enriched Coffee Consumption
- Pre-Exercise Nutrition: The Role of Macronutrients, Modified Starches and Supplements on Metabolism and Endurance Performance
- Creatine for Exercise and Sports Performance, with Recovery Considerations for Healthy Populations
Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.